A VONTADE, É SUPERIOR A RAZÃO, PARA SE OBTER A LIBERDADE HUMANA NA OPTICA AGOSTINIANA
VALTÍVIO VIEIRA
Formação do Autor: Curso Superior em Gestão Pública, pela FATEC – Curitiba – PR; Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano – Curitiba – PR, Licenciado em Ciências Sociais, pela UCB – Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro – RJ, Pós-Graduado em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal; Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em Educação à Distância, e Pós-Graduando em Metodologia do Ensino Religioso, ambos pela FACINTER – Curitiba – PR.
SÃO BENTO DO SUL - SC
2012
A VONTADE, É SUPERIOR A RAZÃO, PARA SE OBTER A LIBERDADE HUMANA NA OPTICA AGOSTINIANA
Para Santo Agostinho a liberdade é adquirida pela vontade, e que atua sobre o ser humano. Muitos foram os filósofos que questionaram Santo Agostinho, e diziam que a liberdade é dada pela inteligência, ou pela razão humana.
O próprio Santo Tomás de Aquino, intelectualista ao estudar a gnosiologia, afirma o valor da vontade “Segundo Santo Tomás, a vontade que, por sua indiferença a respeito do bem criado, pela sua liberdade, faz a elevação moral do homem” (AQUINO, in De Veritate, q.22. 12). O Santo Angélico, que afirmava que a liberdade era racional, ou seja, que a liberdade vinha e tinha origem no intelecto, afirma também esboçando uma contradição “A Inteligência também depende da vontade. A vontade move à inteligência” (AQUINO, in Summa Teológica, I, art.4).
Como podemos perceber, nas palavras de “A vontade aplica a inteligência a pensar”(JUNIOR, 1947, p. 38-39). A vontade está interessada no bem, na perfeição da inteligência. A Vontade cria a ação, e tem varias ordens de intenção:
a)intenção de atingir um bem, fim objetivo.
b)o meio não é determinante da vontade, mas a vontade escolhe o meio, que mais lhe convém.
Mas realmente a dinâmica da vontade está em a “vontade mandar a vontade. E sua força diminui, aumenta, redobra-se ou se agiganta, conforme o mandato da vontade” (JUNIOR, 1947, p. 38). O papel da vontade está totalmente ligado ao agir humano.
A vontade tem como característica fundamental à liberdade. E para melhorar e para clarear melhor o que é liberdade, e para entender o significado desta palavra, que é tão procurada em nossos tempos atuais, é necessário precisar a noção de liberdade.
REFERÊNCIA
AQUINO, Thomas. Summa Teológica. Trad. Alexandre Correa. Porto Alegre: Sulina, 1980.
_______________. De Veritate. Trad.Alexandre Correa. Porto Alegre: Sulina, 1981.
JUNIOR, P.A.D`Almeida Morais. Filosofia da Liberdade. Petrópolis: Vozes, 2 ed.,1947.