O QUE É ESPIRITISMO

QUE É ESPIRITISMO

V

CONHECIMENTO DO PRINCIPIO DAS COISAS

(Livro dos Espíritos: Q 17 a 20)

O estudo deste número de MENSAGEIRO sobre o “Livro dos Espíritos” trata do capítulo II da 1ª Parte, que se refere aos Elementos Gerais do Universo. Na questão 17, indaga Kardec se é dado ao homem conhecer o principio das coisas. E eles, os Espíritos, prontamente respondem:

“- Não. Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo”.

Por que? Por nossa vez gostaríamos de perguntar. No entanto, não é difícil compreender a razão disso: falta ao homem evolução. E sempre que nos falta condição para entender determinadas coisas, ficamos confusos ou indisciplinados diante da verdade.

Conheci um pai que quase foi causa de morte de um filho por fazer muito mistério em torno de uma tomada elétrica. De tanto inflamar a curiosidade do filho, este quis investigar por si mesmo (aos três anos de idade) o que se continha de misterioso na tomada elétrica e quase perde a vida.

Assim é o homem, no atual estágio de sua evolução. Ficaria estonteado com a revelação de determinados princípios da Criação Divina.

Entretanto, o Pai não estabelece mistérios. É o que se depreende da Questão nº 18, quando Allan Kardec indaga se um dia o homem penetrará no mistério das coisas que lhe estão OCULTAS, cuja reposta é a seguinte:

“- O véu se levanta a seus olhos à medida que ele se depura; mas, para compreender certas coisas, são-lhe precisas faculdades que ainda não possui”.

Vê-se, pois, que é tudo uma questão de bom senso, de lógica e de sabedoria do Criador. Por exemplo, na questão 19, inquire o Codificador se não pode o homem, pelas investigações cientificas penetrar alguns dos segredos da Natureza.

E a isso os Espíritos respondem que “a ciência lhe foi dada (ao homem) para seu adiantamento em todas as coisas”. Só que ele não pode ultrapassar os limites que o Pai celestial estabeleceu.

Nós, espíritas, que acompanhamos o progresso da Humanidade, verificamos que de há muito o viu se vem alevantando em torno das realidades cientificas. O homem já voa, já vai a outras estâncias da Casa de Deus, já descobre a infinidade do Universo. Que mais lhe tem faltado para mais saber? Apenas uma coisa: desenvoltura moral e espiritual e um pouco de mais juízo...

INALDO LACERDA LIMA

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 29/03/2012
Código do texto: T3582371
Classificação de conteúdo: seguro