A OSTRA (Mt 13,45-46)
"O reino dos céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra".
Jesus gostava muito de ensinar através de parábolas. Estórias simples compostas de fragmentos do dia-a-dia das pessoas, e que têm a magia de revelar o mistério de um ensinamento profundo que nos ilumina o coração.
A pérola de grande valor é Jesus. O negociante é cada um de nós. Qual o segredo para adquiri-la? É um segredo muito simples: basta procurá-la. Esta pérola se deixa encontrar.
Mas, a mensagem mais linda que Jesus quer nos passar, centraliza-se no produtor, ou melhor: na produtora de pérolas.
A ostra é um molusco bivalvo. Seu corpo mole é protegido por duas conchas calcárias. Quando um corpo estranho, por exemplo, um grão de areia introduz-se na ostra, uma pequena ferida é aberta... e ela "sente". Porém, não se revolta; pelo contrário, acolhe aquele minúsculo grão que a machuca e maltrata. E não só o acolhe, mas lentamente o envolve com camadas sucessivas e finas de madrepérola que, ao solidificarem, têm o poder de transformar o grão em pérola; têm o poder de transformar a dor em alegria.
A ostra vive no fundo do mar. Tudo é escuridão. Tudo é abismo. Tudo é frio. Tudo é triste. Mas, mesmo diante das intempéries, ela é capaz de exibir entre as suas conchas, uma pérola linda, fruto precioso do acolhimento da dor e da solidão.
Somos todos felizes, somos bem-aventurados, somos benditos, porque encontramos A Pérola Mais Linda, que um dia fez morada em nosso coração.
ALMacêdo