Buscai Primeiro o Reino de Deus
(Lucas 5:17) - E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.
(Lucas 5:18) - E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.
(Lucas 5:19) - E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.
(Lucas 5:20) - E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.
(Lucas 5:21) - E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
(Lucas 5:22) - Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?
(Lucas 5:23) - Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
(Lucas 5:24) - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
(Lucas 5:25) - E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.
(Lucas 5:26) - E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.
- Porque ele sabia da necessidade de arrependimento e transformação para a cura verdadeira;
(Lucas 13:1) - E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
(Lucas 13:2) - E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
(Lucas 13:3) - Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
(Lucas 13:4) - E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
- O castigo não recai só sobre os “transgressores”;
- Todos somos pecadores;
(Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
(Lucas 13:5) - Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
- O destino dos que não se arrependem é a morte, primeiramente espiritual e, depois, a morte eterna, que é estar fora da presença de Deus;
(Mateus 3:2) - E dizendo (João Batista): Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
(Mateus 3:11) - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
(Mateus 3:12) - Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
- Vemos a promessa de salvação junto ao Senhor, mediante o arrependimento;
(Lucas 13:6) - E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
(Lucas 13:7) - E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
- O cristão deve produzir frutos para não ser podado;
- Os profetas disso testificam, falando ao Reino de Israel e hoje à Igreja, a Israel de Deus;
(Isaías 5:1) - AGORA cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.
(Isaías 5:2) - E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
(Isaías 5:3) - Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
(Isaías 5:4) - Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?
(Isaías 5:5) - Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;
(Jeremias 8:13) - Certamente os apanharei, diz o SENHOR; já não há uvas na vide, nem figos na figueira, e até a folha caiu; e o que lhes dei passará deles.
- E qual é o fruto do espírito?
(Gálatas 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
(Gálatas 5:23) - Contra estas coisas não há lei.
(Gálatas 5:24) - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
- Por que “Fruto” e não “Frutos”?
- O crescimento sadio do fruto, com gomos harmoniosos, reflete a saúde da planta.
- Em oposição ao Fruto, quais as obras da carne?
(Gálatas 5:16) - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
(Gálatas 5:17) - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
(Gálatas 5:18) - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
(Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
(Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
(Gálatas 5:21) - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
- E por que “Obras” e não “Obra”, assim como é “Fruto” e não “Frutos”?
- A incursão em um só pecado já nos leva ‘a condenação;
- Podem existir isolados, como parede em uma obra, sendo cada pecado um tijolo.
- Como uma obra necessita de um construtor para se erguer, quem é esse construtor? Somos nós!
- O fruto é vivo, e cresce para nos alimentar.
- A semente plantada em nosso coração é regada pelo Espírito Santo de Deus;
- A obra é morta, inanimada, e só continuará a crescer se nós colocarmos os tijolos;
- E se quisermos, podemos até pô-la abaixo;
- Quem é o arquiteto que receberá nosso pedido de demolição destas obras? Deus!
- Quem atestará o alvará desta obra? Cristo Jesus, que já o assinou previamente com seu próprio sangue, bastando a nós apenas retira-lo!
- E por último, quem é o empreiteiro que realizará essa demolição? O Espírito Santo!
- É um processo completo. Não paremos o processo no meio!
- Portanto, busquemos as bênçãos de cura e prosperidade, mas voltemo-nos antes para a maior benção de todas, que é a cura e a prosperidade espiritual, pois assim diz a profecia do senhor:
(Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.