ESFORÇAI-VOS

Desde os tempos antigos, ao tempo do povo de Israel nominal, os hodiernamente chamados judeus, que Deus, pelos seus servos os profetas, concita o seu povo para se esforçar.

Ao assumir Josué a liderança do povo de Israel, após a morte de Moisés, o Senhor disse a Josué: “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que Eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como disse eu a Moisés. … não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então prudentemente te conduzirás. Não te mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Js. 1:2-9.

Nada obstante Josué ser um servo valoroso, obediente, temente e dedicado, homem de fé, ainda assim o Senhor lhe instruiu a que fosse esforçado a fim de cumprir tudo o que havia sido instruído a Moisés na lei dele. Por isso o Senhor lhe disse que não se apartasse da sua boca o livro daquela lei, mas que meditasse nele dia e noite, para que tivesse cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito. versículo 8.

Davi, instruindo a seu filho Salomão, disse-lhe: “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Olha, pois agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te e faze a obra”. I Cr. 28:9-10.

Noutra ocasião, o Senhor enviou o Seu Espírito sobre Azarias, filho de Obede. E saiu ao encontro de Asa Rei de Judá, e disse-lhe: “Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamin: “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará… Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa”. Ouvindo pois Asa estas palavras, e a profecia do profeta, filho de Obede, esforçou-se, e tirou a abominações de toda a terra de Judá e de Benjamin, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efrain; e renovou o altar do Senhor que estava diante do pórtico do Senhor. … e entraram no concerto de buscarem o Senhor, Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma”. II Cr. 15:1-2, 7, 8 e 12.

Na promessa de edificação da nova terra, diz o Senhor pelo profeta Isaías: “Confortai as mãos fracas, e fortalecei os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; Ele virá, e vos salvará”. Is. 35:3-4.

O Senhor até hoje tem mandado ao seu povo que se esforce, pois aqui não é o nosso descanso. Mas, alguns têm se agarrado na passagem bíblica que diz descansa no Senhor, espera nEle. Sl. 37:7. E não discernem sobre esse descansar.

Quando o Senhor diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei; e tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, Ele está mandando deixar o fardo de pecados e tomar o seu jugo, que é os seus mandamentos, que não são pesados. Pois disso ele fala assim: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe. Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é a lâmpada, e a lei a luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida”. Pv. 6:20-23. E: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”. I Jo. 5:3.

Mas, para isso é preciso que haja esforço, pois Ele também disse que o reino dos céus é ganho com esforço. Lc. 16:16 ú.parte.

Dando testemunho dos herdeiros da fé, o missivista aos hebreus fala que eles da fraqueza tiraram forças. E como é isso possível? É como diz o apóstolo Paulo: “Que esmurrava o seu corpo reduzindo à servidão, a fim de que, depois de ter pregado aos outros ele não viesse a ser reprovado”. E isso como ele diz em outra escritura: em jejuns muitas vezes, em vigílias muitas vezes, etc. É essa fraqueza que dá forças.

Portanto, esforçai-vos e Ele fortalecerá o vosso coração. Diga o fraco: eu sou forte. E: tudo posso naquele que me fortalece. Levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está perto.