QUAL É A SUA IDEOLOGIA?
Direita, centro, esquerda, anarquista, conservador ou progressista, qual é sua ideologia política (lembrando que há outras também). Há pessoas que tem verdadeira repulsa a palavra ideologia. Para muita gente, é um verdadeiro palavrão cabeludo e ofensivo. "Eu, ideólogo, Deus me livre, diriam muitos." "Nem de política entendo e gosto," concluiriam.
Bem, mas o que é uma ideologia? De maneira simples, ideologia é um conjunto de regras, ideias e porque não dizer: doutrinas que unem pessoas com pensamentos em comum em relação a forma que a economia, à moral e o governo vão exercer na sociedade.
É por isso, que gostando ou não, entendendo ou não, todos nós de alguma forma e medida somos ideólogos ou minimamente influenciados por elas, vejam:
Quem defende um Estado (país) mais intervencionista na economia e no mercado, que defende cotas raciais, distribuição de renda, que é contra privatizações de empresas públicas, é à favor de moradias populares, etc, pode se considerar uma pessoa de esquerda, centro esquerda ou em casos extremos, extremistas de esquerda.
Por outro lado, quem defende um Estado (país) mínimo na economia e no mercado, que valoriza os esforços individuais e a meritocracia, cotas sociais e não raciais, armamento e porte de armas liberado, etc, geralmente são pessoas consideradas de direita, centro direta ou em casos extremos, extremistas de direita.
No campo da moral, pessoas que são contra relacionamentos homoafetivos, ideologia de gênero, aborto, liberação das drogas, etc, são chamadas de conservadoras. O contrário de tudo isso aí, de progressistas.
Mas nem sempre é fácil definir com exatidão quem é quem nas ideologias. Porque há pessoas, por exemplo, que são liberais na economia, mas conservadoras no campo da moral. Ou, que são liberais na moral e conservadoras na economia. Isso sem mencionar o anarquismo que é uma ideologia que condena todo tipo de forma de governo, regra e moral.
Como dito antes, todos nós inevitavelmente somos ideólogos. Sempre iremos nos esbarrar em alguma ideologia.
Para mim, todas as ideologias (tirando os extremistas) tem seus lados positivos e negativos. E, aqui não é questão de ficar em cima do muro, mas sim de lógica e coerência. Sabem por quê? Porque todas são humanas, portanto, passíveis de erros e acertos, atitudes boas e horrorosas, virtudes e vícios, etc.
Estes são os motivos que deveriam ser levados em consideração no momento de se fechar 100% o coração nas ideologias. É saber que se pode tirar proveitos de umas e descartar completamente outras. Que nenhuma, absolutamente nenhuma detém o monopólio da verdade, justiça e moral.