Significado da Bandeira do Brasil.
Muitos significados trásem as cores da nossa Bandeira Pátriada!
A Monarquia introduzio o Verde como lembrança da cidade de Bragança berço natalício de D. Pedro. Não foi diferente com o Amarelo recordando a cidade natal de D. Leopoldina Princesa de Viana.
Os republicanos, querendo apagar a memória da Monarquia, traz nova versão às cores
da Bandeira do Brasil, narrando que o verde representa nossas matas e floresta amazônica; o amarelo as nossas riquezas minerais; bem como o azul os nossos rios, lagos, cachoeiras e oceano.
Outros historiadores trazem a memória o fato
da Princesa Isabel ter sido agraciada por Nossa Senhora Aparecida uma prole depois da visita feita ao Santuário de Aparecida do Norte, deixando sua condição de mulher estéril que a privava da formação da Família Real.
Em agradecimento a graça alcansada, a Princesa mandou um ourives desmanchar suas joias e confeccionar o Manto, costurarando com fios de ouro as pedras preciosas, e, com a sobra do ouro uma replica em miniatura, do projeto da Coroa que seria a ela destinada se viesse a ser Rainha. Frustrada sua dinastia, coroou-a como Rainha Perpétua do Brasil. Assim vemos na Bandeira do Brasil, não a abóboda celeste, mas sim o Manto de N. S. Aparecida.
Mas a versão política da Bandeira do Brasil está no conceito de Estado, Politicamente organizado,
traz nas suas cores, a seguinte representação, dos Poderes: o retângulo Verde o Poder Legislativo. O losango Amarelo o Poder Executivo, e o Azul o Poder Judiciário. Não bastando o Judiciário estar representado no Azul, podemos dizer que o Supremo Tribunal Federal se faz representar pela cor Branca, através da legenda "Ordem e Progresso", nas letras Verde, simbolizando o Legislativo, que é o povo nas Estrelas brancas.
Assim nos diz respeito as representacoes das cores na nossa Bandeira Nacional.