Foi um choque descobri que ajudei um cara da ARENA
A vida me obrigou a me politizar cedo, mas sempre fui perseguido pelas dúvidas em relação ao comportamento dos políticos e suas contradições.
Resisti muito em disputar eleições, apesar de me envolver em lutas estudantis e Sindicais desde os 15 Anos e gostar de ver comícios e manifestações públicas , eleições etc... Só fui aceitar sair candidato com mais de 30 anos e já casado, uma decepção, pois fui eleito vereador na primeira eleição com as tais cédulas de papel e 20 dias após uma recontagem para ver se Ricardo Cândia havia sido Eleito na eleição de Prefeito, aproveitaram e mudaram o resultado da eleição proporcional de forma escandalosa e tiraram um vereador do PMDB, um do PTB e eu que era na época do PT, históricamente fui o primeiro vereador eleito pelo PT em Corumbá, pois o professor Valmir Correa havia saído do PMDB Progressista para o PT e o Zé de Oliveira também. Pois bem, foi um verdadeiro golpe e não tive nem apoio jurídico da Estadual para recorrer na época, Quem tentou me ajudar foi Miroslavo do PSTU, Mario, Amarildo professor, Ednalva que estava grávida da Manu e mais uma pessoa e o juiz negou nossos recursos.
Segui minhas Lutas e estava demitido político da RFFSA pois lutava contra a Privatização e retirada do Trem do Pantanal, em 1998 seria Eleito primeiro Suplente de Deputado Federal e após perder a eleição de Prefeito, num outros golpe fui convidado a assumir o mandato de Deputado Federal e já fui desconfiado de outro golpe que se confirmaria mais tarde. Ou seja, a minha resistência em ser candidato Tinha razão de ser. ,( Sem esquemas e Grana é muito difícil ser político Eleito ou sobreviver no Brasil), ainda mais num estado hiper conservador como o nosso.
Mas a minha desconfiança ficou cada vez mais forte em relação a política, ideologia, idéias e ética, pois eu estudava história , geopolítica, ética e até muitas leituras sobre filosofia na biblioteca da UFMS e Cheguei a ir a Universidade Livre de Cuba e a outros países na Europa em atividades de estudo e até Congresso e outros atividades até nas proximidades do Louvre em minhas andanças, eu nunca consegui me livrar do fantasmas e da dúvida, por ter ajudado e defendifo muito a eleição de um governador tido como socialista e de esquerda que veio da ARENA e PDS, Movimento e partido de apoio ao Regime Militar.
Não se trata de julgar, mas é uma dúvida real, afinal eu era um dos jovens estudantes e militar divergente da Ditadura de Geisel e Médice e acabei perdendo a minha carreira militar por minhas idéias contrárias e por rejeitar qualquer Regime ditatorial seja de DIREITA ou ESQUERDA, Como conceber que uma pessoa mudasse tanto de concepção de Arenista para socialista ou democrata?!
Pior, sem conhecer essa história eu havia defendido aquele candidato em DEZENAS de cidades e mais ainda na minha terra Natal...
Para muitas pessoas isso pode ser muito fácil, mas para a vida e lutas e represálias violentas que sofri é difícil até hoje aceitar isso , honestamente.
Assim , revelo neste simples texto uma das MINHAS maiores angústias e fato político que marcou a minha vida....
Pois não estou mais tão disposto a disputar eleições, embira defenda por por princípios a importância do processo político e avanço na educação e nas ciências políticas.
A dúvida é a eterna companhia do revolucionário e na prática, hoje sou um homen excluído dos partidos que Tenho mais afinidade, por visualizar muitas incoerências aliás gritantes incoerências...