A paranoia nacional

Alguns de nós estão enganados. Não é possível que todos estejamos certos. Uns creem em que estamos a beira de um golpe fascista, que como diz o antigo ditado é como uma porca no cio. Sempre a espreita dentro da sociedade, esperando momentos de crise para surgir com seus salvadores da pátria, oferecendo a promessa de ordem através da violência. Cultuando um passado ideal que nunca existiu, apregoando um inimigo culpado por todos os males. Foi assim com Mussolini, Hitler, Franco, Getúlio e outros. O que gera nervosismo, tensão, apreensão em nosso dia a dia.

O outros imaginam um domínio comunista, construído aos poucos desde a redemocratização, mas planejado há mais tempo, dentro do antigo regime militar e filhote das antigas ditaduras comunistas soviéticas e cubanas. Um regime que se insere sorrateiramente em nossas cabeças através de métodos que os tornam imperceptíveis a primeira vista. E quando você menos espera está na rua defendendo uma doutrina comunista que nem sabe que tem. É a tal da doutrinação ideológica.

A paranoia está dos dois lados. Cada grupo pensa que o país está sob ameaça, e seus membros acreditam que estão combatendo o mal. Em uma cruzada pelo bem estar nacional. Mas quem está com a verdade? Ou ninguém está? É importante procurar entender. Porque essa distopia que estamos vivendo nos está lançando ao precipício.

SilvaMD
Enviado por SilvaMD em 25/06/2021
Código do texto: T7286813
Classificação de conteúdo: seguro