A diferença em criticar os Poderes e almejar a sua extinção

Aprendam de uma vez por todas! Fazer críticas a alguns parlamentares não significa pedir a extinção do Parlamento ou fechamento do mesmo. Em via de regra, o Parlamento, que nós brasileiros chamamos de Congresso Nacional e de Poder Legislativo, é fundamental ao sistema Republicano e Democrático. Assim como criticar ministros do Supremo Tribunal Federal não significa ser favorável ao aniquilamento e fechamento da Corte.

Na verdade, aqueles que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo são fascistas, viúvas da Ditadura e amantes do despotismo e do arbítrio. No meu caso, sou crítico a inúmeros senadores, como Renan Calheiros, Jader Barbalho, Chico Rodrigues e muitos outros. Contudo, reconheço o trabalho de excelentes senadores: Fabiano Cantarato, Paulo Paim, Jorge Kajuru, dentre outros.

Da mesma forma que já tivemos terríveis deputados, como Eduardo Cunha e muitos outros criminosos, tanto outrora como atualmente, no entanto, também tivemos grandes estadistas e defensores do povo, como Ulysses Guimarães.

O mesmo ocorre com os onze ministros do STF. Ao mesmo tempo em que temos ministros que devem ser criticados por suas ações e omissões, como as atitudes de Gilmar Mendes em acatar diversos Habeas Corpus de criminosos do colarinho branco, e Dias Toffoli que parou milhares de investigações financeiras com base no COAF por conta de um pedido imoral e abjeto do filho do presidente da República, Flávio Bolsonaro. Por outro lado, também temos excelentes ministros, como o ex-decano Celso de Mello, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso, além daquele que fez história na Corte, o ex-ministro Joaquim Barbosa.

Portanto, toda generalização é medíocre. Não podemos julgar todos por alguns ou por uma possível maioria. A postura correta deve ser criticar posicionamentos e decisões de alguns ministros sem desejar e pregar o fechamento da Suprema Corte. Da mesma forma, devemos criticar posicionamentos equivocados e a corrupção desenfreada de diversos parlamentares sem ansiar e se manifestar para a extinção do Congresso Nacional.

De fato, a população é responsável pelos parlamentares brasileiros, pois são eleitos pelo voto do povo. E como diz Leandro Karnal, "não existem políticos corruptos com povo honesto", ou seja, o parlamento é o retrato do povo brasileiro. Por isso, no Congresso Nacional há parlamentares corruptos e outros honestos, sem dúvidas.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 22/02/2021
Reeditado em 24/02/2022
Código do texto: T7190382
Classificação de conteúdo: seguro