Falas de Presidente sobre a COVID-19

Entendo que todos os que investem tempo em: pesquisar informações; registrá-las em texto; e divulgá-las, o faz motivado por algum propósito.

No caso, as falas selecionadas são daquele galgado à presidência do Brasil em eleição com segundo turno, onde nossa política minúscula, associada ao nosso vício à droga denominada populismo, nos deixou como alternativas duas tragédias: uma conhecida e outra, de certo modo, bem anunciada. Eleição decidida não pelo critério óbvio de aprovação, mas pelo de rejeição. Venceu a tragédia com menor rejeição.

O propósito é demonstrar que no caso brasileiro, o presidente da república deixa claro nas declarações, a seguir selecionadas, que não concordou e não concorda com a estratégia e medidas indicadas pela ciência, para aumentar as possibilidades de garantir o atendimento médico e hospitalar, bem como reduzir a mortalidade pela pandemia: isolamento social; higienização com álcool gel ou com água e sabão; utilização de máscara; e restrição de atividades, conforme critérios estabelecidos em função: de coeficiente de propagação do vírus, variação da capacidade de atendimento médico e hospitalar.

Além disso, se exime da responsabilidade sobre o enfrentamento da pandemia.

“No meu entender está sendo superdimensionado o poder destruidor deste vírus” – 9/03/2020

“No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria, ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha, ou ‘resfriadinho’, como bem disse aquele conhecido médico daquela conhecida televisão”. – 20/03/2020.

“O vírus está aí. Vamos ter que enfrentá-lo como homem, porra, não, como moleque. Vamos enfrentar o vírus com a realidade. É a vida, todos nós devemos morrer um dia” 30/03/2020.

Um dos trechos do vídeo da reunião ministerial de 22/03/2020 divulgado em 22/05/2020 pelo STF: "Por isso que eu quero, ministro da Justiça e ministro da Defesa, que o povo se arme! Que é a garantia que não vai ter um filho da puta aparecer pra impor uma ditadura aqui! Que é fácil impor uma ditadura! Facílimo! Um bosta de um prefeito faz um bosta de um decreto, algema, e deixa todo mundo dentro de casa. Se tivesse armado, ia pra rua. E se eu fosse ditador, né? Eu queria desarmar a população, como todos fizeram no passado quando queriam, antes de impor a sua respectiva ditadura. Aí, que é a demonstração nossa, eu peço ao Fernando e ao Moro que, por favor, assine essa portaria hoje que eu quero dar um puta de um recado pra esses bostas! Por que que eu tô armando o povo? Porque eu não quero uma ditadura! E não da pra segurar mais! Não é? Não dá pra segurar mais."

Era 28 de abril de 2020. O presidente dava coletiva aos repórteres. Uma repórter expõe: a gente ultrapassou o número de mortos na China. O presidente que tem como complemento de seu nome Messias responde (ou retruca?): “e daí... Lamento, quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagres”.

“O supremo (STF) decidiu que quem decide essas questões, são os governadores e prefeitos. Então cobrem deles.” 29/04/2020.

“É a vida, é a realidade. Morre muito mais gente de pavor do que, muitas vezes, do ato em si” 21/052020

“Começou domingo com uma certa indisposição e se agravou durante o dia de segunda feira com mau estar, cansaço, um pouco de dor muscular e a febre que chegou a bater 38º.”

“É lógico, vou seguir o protocolo, afinal de contas a lei e esse protocolo existe para qualquer cidadão brasileiro”

Ao anunciar que foi constatado como infectado: “O cuidado mais importante são os entes queridos os mais idosos que tem problemas de saúde. Esses têm que ter um cuidado todo especial”

“os demais precisam tomar cuidado, mas não precisam entrar em pânico”.

07/07/2020

“Vocês vão entrar naquela conversinha mole de fique em casa que a economia a gente vê depois, fique em casa que a economia a gente vê depois, isso é para os fracos.” 18/09/2020.

“o meu ministro da saúde já disse claramente que não será obrigatório essa vacina e ponto final”

“Esse é um direito das pessoas, ninguém pode em hipótese alguma obriga-las a tomar essa vacina. Então, o governo federal, repito e termino, não obrigará ninguém tomar a essa vacina”

19/09/2020

“Houve uma distorção por parte do João Dória, no tocante ao que ele falou. Ele (Dória) tem um protocolo de intenções, já mandei cancelar, se ele (ministro da saúde) assinou, já mandei cancelar porque sou eu, não abro mão de minha autoridade, até porque estaria comprando uma vacina, que ninguém está interessado por ela, a não ser nós” (referindo-se a vacina criada por empresa chinesa) 21/10/2020.

“E outra coisa, ninguém vai tomar tua (Dória) vacina na marra, tá OK. Procura outro. E eu que sou governo, que o dinheiro não é meu é do povo, não vai comprar tua vacina. Procura outro para pagar tua vacina” 30/10/2020.

“Tudo agora é pandemia, tem que acabar com esse negócio, lamento os mortos, lamento, todos nós vamos morrer um dia, todo mundo vai morrer, O Sérgio vai morrer um dia (não é Serjão). Não adianta fugir disso, fugir da realidade, tem que deixar de ser um país de maricas. Ó que prato cheio para a imprensa, né, prato cheio para urubuzada que está ali atrás da gente. Temos que enfrentar de peito aberto, lutar. Que geração essa nossa, que geração é a minha, a do Milton diferente, 60 anos de idade. A geração hoje em dia é ‘todynho’, ‘nutrela’. ‘zap’, 10/11/2020

"A questão da máscara, não vou falar muito porque ainda vai ter um estudo sério falando da efetividade da máscara, se ela protege 100%, 80%, 90%, 10%, 4% ou 1%. Vão chegar esse estudo. Então, só falta apenas o último tabu a cair". 26/11/2020

Para finalizar e especular sobre as razões institucionais que levaram a maioria das nações terem seus chefes de governos à frente, liderando e dirigindo sobre pandemia: acredito que, assim como no Brasil, lá existam acordos internacionais, normas institucionais que indicam ser esse o dever do Estado e responsabilidade do Governo. Ilustrando com um dos direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e com norma constitucional brasileira.

Um dos direitos universais do ser humano é o da vida.

A constituição Federal é clara em seu artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=pDJQf-QEtF4

bbc.com; congressoemfoco.uol.com.br;

correioobrasileiense.com.br; e gazetadopovo.com.br.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 08/12/2020
Reeditado em 08/12/2020
Código do texto: T7130483
Classificação de conteúdo: seguro