Uma palavra aos torcedores de políticos

Muitos amigos queridos estão postando nas Redes Sociais coisas do tipo: "Milhares de votos da população contra 7 votos sem embasamento jurídico.", "A população escolheu deixa fulano governar.", "Ganhou nas urnas não poderá perde no tapetão." E outros posts similares, como se quantidade de votos fosse prova de idoneidade moral e integridade.

Não, caros amigos. Ter milhares ou milhões de votos não absolve ninguém de mal feito em sua carreira política. Não isenta o político eleito de punibilidade por maus atos. Não exclui improbidade administrativa e muito menos crimes eleitorais porventura cometidos.

Votação expressiva nada tem a ver com reputação ilibada, com probidade e honradez. Assim como ser mal votado não significa que se é má pessoa ou que seja um atestado de incapacidade.

Em Cabo Frio onde resido e em Carapebus onde leciono ambos os vitoriosos para o executivo municipal estão com problemas na Justiça Eleitoral, e em centenas de outros lugares do Brasil os vencedores para os cargos de prefeito e vereador também foram condenados pelo TRE. Seus muitos votos não os isentam de culpabilidade assim como não me dá o direito de condená-los antecipadamente sem conhecer as razões das suas condenações e a natureza dos processos que respondem.

Todavia, meu desejo é que a justiça seja feita, tanto para condenação do culpado como para a absolvição do inocente. Essa é a atitude correta: ansiar para que a justiça se estabeleça e que os fatos sejam apurados com correição. Repudio as duas atitudes que vejo expressas em redes sociais: que é a de ficar torcendo contra os eleitos porque o político que votei perdeu a eleição ou ficar torcendo a favor dos condenados só porque votei neles e tenho interesse pessoal nos seus mandatos.

Não tenho interesse pessoal em mandato de ninguém. Não voto pensando no meu umbigo. Voto pensando no melhor para a minha cidade. Por isso, se o prefeito eleito cometeu de fato crimes que o tornou indeferido, quero que ele seja condenado. Mas se o mesmo não cometeu tais crimes, torço para que seja absolvido e faça o melhor governo da história para nossa cidade.

Meu ideal político é o mesmo que o da Grécia clássica: o bem comum. Nunca será o meu interesse. O coletivo é infinitamente mais importante que o particular. O bem de todos se sobrepõe ao bem pessoal e privado.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 04/12/2020
Reeditado em 04/12/2020
Código do texto: T7127141
Classificação de conteúdo: seguro