Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
VAI SAIR A REFORMA TRIBUTÁRIA?

Aceleram-se as discussões sobre a reforma tributária. Tudo porque uma série de empresas que têm um custoso privilégio tributário de pagarem menos encargos sobre a folha de pagamento querem a renovação da vantagem e o governo só aceita dar se tiver uma nova CPMF, com roupinha de domingo. Por causa disso, desengavetaram projetos.

Não há nada mais necessário do que uma Reforma Tributária que diminua a enorme concentração de renda nesse pais. Já escrevi aqui dezenas de vezes defendendo isso O problema é que não há ninguém com essa proposta.

O governo quer apenas uma nova CPMF e o Congresso tem dois projetos que querem agrupar tributos para facilitar o recolhimento, o que é bom, facilita para os empresários, gera empregos, atrai investidores.
Mas nada do que está sendo proposto aumentará a renda de empregados e micro e pequennos empreendedores, que é o que precisa ocorrer.

As mudanças que realmente interessariam dependem de mudanças no Imposto de Renda, que diminuam o que quem ganha abaixo de R$ 20.000 por mês paga e aumente a carga sobre quem está acima disso. Coisa que o governo teria de propor e não quer fazer.

Ainda assim, fico feliz com a discussão retomada e torço para que alguma mudança seja aprovada, para acabar com a acomodação e balançar o sistema atual, que concentra riqueza. Pouco me importa se Bolsonaro, Paulo Guedes ou o atual Congresso forem favorecidos.

Se conseguirmos alguma mudança num sistema tributário que é ruim há 30 anos e for para melhor, ótimo. Se for para pior, obrigará o governo eleito em 2022 a fazer algo melhor, ganhamos agora ou depois.

Seria um passo histórico para o Brasil, como foi a Reforma da Previdência. Mudar só é ruim quando as coisas estão bem, e com certeza não é o nosso caso.
Paulo Gussoni
Enviado por Paulo Gussoni em 31/07/2020
Código do texto: T7022475
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Paulo Gussoni
Santana de Parnaíba - São Paulo - Brasil
118 textos (7462 leituras)
19 áudios (265 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/09/20 04:25)
Paulo Gussoni