Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
O CHILE MERGULHA RUMO À POBREZA

Há um ano, era o único país latino rumo ao desenvolvimento, crescendo acima de 3% nos últimos 20 anos e tendo conseguido por a maioria da população na classe média.

Havia problemas, e muitos. A desigualdade era grande e quase todos da classe média estavam muito endividados e perdendo padrão de vida. Por causa disto, vieram protestos que começaram em outubro.

É legítimo e correto pedir mudanças, numa democracia, só com o povo exigindo um governo melhora. Só que é muito difícil evitar que baderneiros se infiltrem nas manifestações e criem destruição. Foi o que ocorreu no Chile, dezenas de estações do metrô foram destruídas e cada manifestação terminava com batalhas, que fechavam as ruas e o comércio. Houve excessos dos militantes e mais ainda do governo, foi-se a paz e o mínimo de consenso que permitia ao país crescer.

Os protestos pararam a economia chilena, parecia que ao menos viria uma nova constituição mais justa, em abril deste ano haveria um plebiscito que iniciaria o processo. Só que o que veio foi a Covid 19, que quebrou milhares de pequenas empresas, desempregou as pessoas da classe média, muitos dos quais rumam à pobreza. As persectivas, como no resto do mundo, são de uma profunda recessão e as desigualdades devem acirrar os ânimos e dificultar o consenso.

Triste caminho para o único país latino americano que havia conseguido por a maioria da população na classe média, o único jeito de chegar ao desenvolvimento. Devemos observar com cuidado e tentar aprender, progresso sem redução das desigualdades não cria estabilidade. Quando acabar nosso auxílio emergencial, a chance de revoltas iguais é real.

O destino da América Latina parece mesmo ser desigual e subdesenvolvida.

Texto Inspirador: Classe Média do Chile está mais perto da pobreza – Estadão 1/7/20
Paulo Gussoni
Enviado por Paulo Gussoni em 10/07/2020
Reeditado em 10/07/2020
Código do texto: T7002089
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Paulo Gussoni
Santana de Parnaíba - São Paulo - Brasil
118 textos (7454 leituras)
19 áudios (265 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/20 13:27)
Paulo Gussoni