Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
PANDEMIA DO CORONAVÍRUS PODE SER A CRISE QUE PRECISÁVAMOS ?

A questão vem de um texto muito bom de Ian Bremmer, na Folha de SP, que fala basicamente que talvez só mesmo uma grande tragédia pode fazer o mundo como um todo mudar em alguns aspectos fundamentais. Em preto/vermelho, trechos do texto, em azul, meus comentários.


"O capitalismo não está funcionando para pessoas demais, fato evidenciado pelos índices de desigualdade sempre crescentes. A democracia representativa, tampouco; cada vez mais os controles do poder vêm sendo tomados por interesses especiais, os governos se mostram incapazes de responder às mudanças e demandas sociais, e as redes de segurança social não conseguem resgatar as pessoas por tempo suficiente para lhes dar um senso de segurança adequado.
(...)
Mas o coronavírus tem o potencial de ser diferente.
É o tipo de crise que pode ser justamente grande o suficiente para nos obrigar a examinar e contemplar seriamente como reformar nossa sociedade e instituições, mas não é grande o suficiente para representar uma ameaça existencial à humanidade. No entanto, afeta todas as questões políticas críticas de hoje –a desigualdade, as redes de segurança social, a assistência de saúde, a cooperação global... todas as que o mundo passou as últimas décadas lutando para resolver e com as quais ele não conseguiu avançar muito."

São questões muito profundas. A verdade é que soluções convencionais não servem para problemas extraordinários. Qualquer que seja sua ideologia, é certo que ao menos um dos problemas citados, existe e é real para você. Muito poucos no mundo tinham antes da pandemia motivos para achar tudo bom e ainda menos terão quando e se acabar.

Em termos de sistemas econômicos, é inquestionável a crise do capitalismo, em todos os países do mundo há insatisfação com a desigualdade.

Também é certo que há muitos anos não surgiu nada com capacidade de mudar o mundo. Comunismo e socialismo surgiram no final de 1890, e em mais de 140 anos não conseguiram sequer um exemplo de nação bem sucedida sob seus ditames, ou seja, são modelos meramente teóricos não  implementáveis na prática. A China de hoje é comunista só no nome, cresce e se desenvolve com exportações, multinacionais e investimentos igual a qualquer capitalista.

Talvez a crise econômica que seguirá a pandemia faça surgir novos sistemas, capitalistas, sim, mas que atenuem as desigualdades.

Já há países discutindo novos modelos, a Holanda que quer substituir crescimento da economia por redistribuição de renda como medida de sucesso, e a Espanha com um programa de renda mínima são exemplos onde se discute mudanças radicais no modelo econômico. São poucos casos e países pequenos, todavia, significativos num mundo em que há décadas que nada de novo acontece.

É óbvio que não seria no Brasil que surgiria algo novo. Aqui, estamos vivendo no passado e todas propostas são de voltar a ele.

O bloco no governo continua acreditando na ameaça comunista de 60 anos atrás e temos até pobres de direita que defendem o sistema que concentra 95% da riqueza em 5% da população. Tem até quem queira volta da ditadura.

O maior bloco de oposição, o PT, quer eleições com Lula candidato, ou seja, quer voltar à década anterior, com exatamente os mesmos programas, os 13 anos no poder em que a distribuição de renda era igualzinha à de hoje.

A terceira via que é cogitada reunindo os restos do PSDB de FHC, Marina e Ciro Gomes somada não chegou a 20% dos votos nas últimas eleições, nem ao segundo turno iria.

Há tudo menos consenso, e nenhum país muda sem uma maioria indo na mesma direção.

Entretanto, tudo isso é muito recente, a pandemia nem acabou. É um fato novo capaz de gerar mudanças. Ter alguns países querendo mudar de verdade já é muito mais do que tínhamos há um ano, talvez as enormes perdas humanas e todo este sofrimento não sejam em vão, nos levem a MUDANÇAS, essenciais para uma realidade melhor, ainda que não em nosso país.


Texto Inspirador
Pandemia do novo coronavírus pode ser a crise de que o mundo precisava - Ian Brenner – Folha de SP 10/06/20
Paulo Gussoni
Enviado por Paulo Gussoni em 10/06/2020
Reeditado em 11/06/2020
Código do texto: T6973554
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Paulo Gussoni
Santana de Parnaíba - São Paulo - Brasil
120 textos (7486 leituras)
19 áudios (265 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/20 09:47)
Paulo Gussoni