Não dá para acreditar.
Enquanto o mundo vive, um grande caos, talvez o mais relevante do nosso século, relataremos mais a frente, até que se vire história, que um grupo de malucos, seguindo outro maluco, que escuta outro maluco, renegou completamente a coerência e a lucidez, levando milhares de ingênuos e outros mal intencionados, (sendo bem modesto com as palavras) á saírem como se fossem cavaleiros do apocalipse, propagando as mais barbaras loucuras.
A história realmente é algo que dura pouco na memória de quem a vive, geralmente o que se conta, gera entendimentos absurdos para os leitores ou espectadores mais a frente, é o tal efeito retardado. Hoje achamos um absurdo que um presidente tenha renegado a gripe espanhola, ou que pessoas duvidassem de sua letalidade. Achamos um absurdo que pessoas se neguem a tomar vacinas (nem todos acham), mas em 1904 ocorreu uma revolta por isso, depredações e outras barbáries ocorreram no rio, tendo que a marinha apontar canhões para a cidade afim de conter os revoltosos.
O fato é que vivemos a história e daqui uns cem anos, as pessoas ouvirão, que em plena uma pandemia absurda, um presidente amalucado, que ouvia um guru amalucado, levou milhares de ingênuos "uteis" a fins trágicos, apenas como desculpa para o fato de ele não saber o que faz no cargo mais importante da nação.