Para quem tem saudades da Dilma

A capacidade de sonhar é um atributo saudável do ser humano. Porém o mundo em que vivemos hoje é o produto de todas as ações concretas do Homem através da História.

Todo o conforto material que desfrutamos hoje é produto do trabalho humano. Não há como negar isso.

Portanto, a melhor forma de se medir a competência das pessoas é observando o resultado de seu trabalho.

No caso do Brasil especificamente, por algum motivo que não sei explicar, a filosofia do “eu finjo que faço e você finge que acredita” parece predominar nas relações sociais e principalmente na administração pública.

O Brasil de hoje é o resultado das ações positivas e negativas de TODAS as administrações passadas.

Inexplicavelmente algumas pessoas ainda manifestam saudades do governo Dilma e até chegam ao absurdo de atribuir ao atual governo o resultado da administração desastrosa da “presidenta”.

Para não prolongar muito o texto e para me restringir às ações que mais estão nos afetando e vão continuar nos prejudicando ainda por muitos anos, vou citar apenas um dado, a dívida pública.

Dilma acreditava, como a maior parte dos socialistas acredita, que os gastos do governo promovem o crescimento econômico.

Dessa forma, Dilma elevou o deficit orçamentário e 2,4% do PIB para 10,4%. A NOSSA dívida pública era 2 trilhões de Reais e subiu para 4 trilhões de Reais.

Relacionando a dívida com o PIB, percebemos melhor a gravidade da situação. Dilma assumiu com uma dívida pública equivalente a 51,77% do PIB e a elevou para 66,23%.

Com esse dado, podemos perceber também uma parcela de responsabilidade do Lula, que já deixou o governo com uma dívida muito alta.

Quanto mais alta a dívida pública, mais ela literalmente estrangula o crescimento econômico, porque além de tirar recursos do setor produtivo através de tributos, faz com os que seriam gastos em obras e serviços sejam destinados ao seu pagamento. E esses gastos em geral beneficiam grandes investidores, num mecanismo onde dinheiro gera dinheiro e não gera empregos, ou seja, não passa nas mãos dos trabalhadores.

Esse é um bom exemplo de Capitalismo indesejável fomentado por socialistas.

Gastos excessivos do governo têm uma série de desdobramentos indesejáveis, um dos mais comuns e graves que ocorre no Brasil são as obras iniciadas irresponsavelmente, porque os governos são sempre perdulários, que param por falta de recursos, o que inevitavelmente acontece por um princípio básico da Economia: os recursos são (sempre) escassos.

Esse princípio, apesar de elementar, muitas vezes é ignorado até por quem já leu mais de "3.000 ou 4.000 livros".

Em resumo, Dilma e anteriormente Lula, pautaram suas administrações na IRRESPONSABILIDADE.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 01/03/2020
Código do texto: T6877654
Classificação de conteúdo: seguro