Terçando... Na Boca de Quem Não Presta...

Hoje já podemos dizer que faz mais de dez anos que o governo do presidente Lula, depois de dois mandatos consecutivos; de 2003 a 2010, deixou o poder. Mas até parece que faz apenas um ano, já que nesse primeiro ano do nosso 'MITO', ele é diuturnamente crucificado como sendo o único responsável por todas as mazelas que tem acontecido no nosso País nesses últimos anos...

Mas será que ele é realmente o único responsável por esse verdadeiro caos que estamos vivendo, ou não será que estão fazendo dele uma espécie de 'bucha'; uma desculpa esfarrapada de um governo que nesse seu primeiro ano de gestão simplesmente tem demonstrado que não está à altura da confiança que, democráticamente, lhe foi confiada para gerir o futuro da nossa Nação?

Convenhamos que em apenas dez anos não dá para esquecer que foi durante a sua administração que ao conseguir manter o controle sobre a inflação e a estabilidade do real, milhares e milhares de pessoas sairam da chamada pobreza absoluta; situação de penúria que ele havia registrado naquele seu discurso de posse em 2003, quando lembrou que vários cidadãos brasileiros até então não tinham condição de fazer três refeições por dia, ocasião em que conclamou todos a se unirem no combate a fome.

Não dá para esquecer também que durante o seu governo, quando a crise econômica começou em 2008 nos Estados Unidos e na Europa, o Brasil só não foi tão atingido porque ele conseguiu manter a economia brasileira estável. Ele conseguiu esse feito ao diminuir certos impostos, como por exemplo o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que tributa sobre os eletrodomésticos, o que fez com que as indústrias não repassassem o aumento para o consumidor, que consequentemente fez com que o mercado interno reagisse bem àquela crise.

Como esquecer os vários programas sociais que ele criou, cuja grande estrela sem dúvida nenhuma foi o Bolsa-Família (2004), onde a renda era transferida diretamente para as famílias, que em contrapartida se comprometiam em manter os filhos na escola e ir ao médico regularmente, programa esse que foi um dos maiores êxitos do seu governo que, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) foi o reponsável por conseguir reduzir a pobreza extrema em 75% no Brasil.

E que para a educação, o seu governo ainda preparou um plano que buscava democratizar o acesso à escola em todos os níveis e em todo território nacional, criando o Fundeb (2007) que tinha a finalidade de auxiliar o financiamento e a expansão da educação básica, dando acesso às camadas mais pobres da população ao ensino superior, que foi ampliado através do sistema de cotas sociais e raciais adotado por 20 universidades federais de 14 Estados, tendo o cuidado de promover no ensino superior a ampliação de bolsas para o mestrado e o doutorado, com o intuito de aumentar em 5% o número de professores qualificados das universidades.

Criou ainda, em 2009, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que escolhe alunos para vagas em universidades federais através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possibilitando a um estudante de qualquer estado do país a oportunidade de cursar uma universidade federal de outro, sem a necessidade de fazer mais um exame. E para aumentar o número de vagas ele ainda abriria 14 novas universidades federais, ao mesmo tempo em que permitiria que as universidades privadas crescessem graças aos programas de financiamento de bolsas públicas em universidades particulares através do Prouni (Programa Universidade para Todos), que foi criado em 2005.

Foi indubitávelmente durante o seu governo que o Brasil viu a sua imagem ser projetada no exterior como sendo a de um País próspero e estável.

Mas, se mesmo ele tendo conseguido realizar tudo isso e muito mais, tanto que lhe valeu entre tantas homenagens até ter uma estátua sua nos jardins da Casa Branca. E mesmo tendo ele deixado o governo com uma APROVAÇÃO RÉCORDE DE MAIS DE 80%, um fato inédito jamais registrado em qualquer país do mundo, fica a pergunta que não quer calar; qual seria a razão de todo esse ódio contra ele?... Creio que isso nem Freud explica!

Mas Santo Agostinho, do alto da sua sabedoria, já diziar que; "QUANTO MELHOR É UMA PESSOA, MAIS ELA INCOMODA OS OUTROS"... Só que o povão, que de santo não tem nada, na sua 'sabedoria popular' costuma dizer que "NA BOCA DE QUEM NÃO PRESTA, QUEM É BOM NÃO VALE NADA"...