Há um líder dentro de você. Governe-o. Faça-o falar*

Para os que verdadeiramente sofrem com a miséria, a violência e a exploração.

A classe média baixa não esta mais preocupada com vocês, do que estão com as próximas eleições municipais e presidenciais. Estão apostando no quanto pior melhor e não mobilizarão as ruas para evitar o radicalismo. Medo de espantarem aliados a direita e ao centro.

Aprendam a levantar e apoiarem seus líderes, aqueles que vem de seu meio e que se encontram aptos a conduzirem os processos políticos que lhes trarão direitos e com estes a dignidade.

Desconfiem dos que lhes procuram por voto ou dízimos, vocês são como ovelhas a serem tosquiadas sazonalmente: nunca os deixaram se libertarem de suas amarras.

Desconfiem de partidos e políticos que fazem conluio com os que os exploram e ao mesmo tempo lhes promete melhorias de vida: são coisas cada vez mais contraditórias, falo até em nível global - não se iludam.

Desconfiem de qualquer um que queira falar por vocês ou representá-los se colocando como coronéis, padrinhos, pais, messias e salvadores da pátria. Rechacem quem não queria dividir o poder com vocês, mas meramente exercer o poder no lugar de vocês.

Cuidado com o cristianismo. Por meio desta religião a escravidão e o genocídio foram justificados ou amenizados. Ela foi fundamental para condicionar escravos e destruir sua cultura - sempre estiveram em diálogo com quem esta no poder, isto quando não era eles mesmos o poder a vos explorar.

Não sem motivos, o cristianismo prega a passividade e a espera pela recompensa em outro mundo. Na vertente neopentecostal, te prometem a prosperidade aqui em troca da sujeição aos valores deste mundo e do poder do pastor. Correspondeu a maioria de seu tempo a forma de dominação ideológica e afetiva das pessoas, favorecendo o domínio dos poderosos e o desconhecimento da realidade nociva a sua vida.

Cuidado com o homem bom. Ele é o homem que não pensa o mal, não pratica o mal, que pensa o bem e pratica o bem com base na recompensa pela obediência a Deus. É um homem manipulável, pois obedece a homens e ideologias acreditando estar prestando um serviço a Deus. Qualquer coisa que colocarem na cabeça deles como bondade ou missão farão sem pestanejar. É o homem bom que mandarão para pedir seu voto e para lhe chamar para a igreja.

Ninguém esta nem aí para a morte dos seus filhos, principalmente se forem negros. As forças políticas não se importam e nada querem fazer para puni-las ou combate-las. Não estão nem aí que seus filhos se frustrem em escolas que não ensinem. Eles querem seus filhos nos piores empregos, ganhando pouco e disputando este pouco com tantos outros filhos de pobres.

Enquanto os filhos deles recebem o melhor desta vida. Os filhos deles não passam da infância para adolescência e desta para a vida adulta como um choque. Tudo é preparado, mediado e suavizado. Não terão que aprender nada na marra com muitas dificuldades e apanhando da vida. Enquanto seus filhos serão desprezados, humilhados e estigmatizados, estes bem nascidos são tratados como doutores.

Seus filhos procurarão emprego. Os deles escolheram emprego. Duas vidas tão diferentes. Estes terão dignidade no emprego e se acharão merecedores do mesmo. Os seus não terão dignidade e ainda se acharão merecedores do mesmo.

Façam a verdadeira travessia. Deixem de ser rebanhos, dependentes de quem os conduzam e se façam de seus pais e pastores. Rompam com a minoridade como pessoas. Reconheçam em si a força para conduzir o próprio destino ou produzam dentro de si tal força necessária.

Não há ninguém por vocês e enquanto se iludirem quanto a isto serão simplesmente uma massa que será morta quando sair do seu lugar e descartada quando não servir mais para trabalhar.

Façam o voo doloroso e solitário da própria emancipação: mandem ao inferno todo aquele que quiser falar em seus lugares ao invés dar voz a vocês. Mandem ao inferno todos que os tratarem como crianças e adultos imaturos - como se não tivessem inteligência o bastante para conduzir vocês mesmos.

Pois voz digo: enfrentam dificuldades tremendas e sobrevivem a cada dia. Passam por privações que nem sequer sonham os filhos daqueles que tudo tiveram e de tudo foram protegidos. Vocês são heróis cuja a guerra se trava no cotidiano, no trabalho árduo, nas longas distâncias e nas ameaças constantes de um sistema que ao mesmo tempo os domina e desconfia de vocês.

Vocês sobrevivem contra tudo: a violência, o descaso, a privação e o desrespeito. Mas acreditam ser incapazes de lutar por melhorias e não percebem a força que possuem em um sistema que depende fundamentalmente da força de trabalho de vocês.

*Frase da música Estão todos Surdos - por Chico Science.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 20/12/2019
Código do texto: T6823496
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.