O Fundão e os esquerdistas. Nunca foi pela educação.

No mês de abril, o ministro da educação, Abraham Weintraub, anunciou o contingenciamento de verbas (alguns bilhões do nosso rico dinheirinho) do Ministério da Educação. E despencou uma catadupa de ofensas e xingamentos na cabeça dele e na do Bolsonaro. Os esquerdistas, indignados, clamaram aos quatro ventos que o Bolsonaro, aquele fascista! aquele nazista! cortou a verba da educação; que ele queria prejudicar as áreas de filosofia e sociologia porque, sendo nazista e fascista, não quer que o povo saiba pensar com a própria cabeça, e coisa e tal. Fizeram os esquerdistas o diabo. Mas sejamos compreensíveis: os esquerdistas desconhecem o significado de 'contingenciar' e o de 'contingenciamento', e por esta razão eles os confundem, respectivamente, com 'cortar' e 'corte'. Nas notas de rodapé, eu, compreensivo, deixo para os esquerdistas interessados (isto é, nenhum) o significado das duas palavras que tanta confusão faz na cabecinha deles.

Decorridos cinco meses, o ministro da educação anunciou o descontingenciamento de 5,8 bilhões do nosso rico dinheirinho contingenciados no mês de abril - e os esquerdistas esqueceram-se de dar tal notícia. E quem deles a esperaria ouvir, se eles disseram, meses antes, que o ministro cortara, e não contingenciara, as verbas? Conservaram os esquerdistas silêncio sepulcral a respeito. É compreensível. Agora, neste início de dezembro, os nossos amados congressistas, capitaneados pelo adorado Rodrigo Maia, para elevar o orçamento do Fundo Eleitoral, de 2 bilhões do nosso rico dinheirinho para 3,8 bilhões, retiraram 380 milhões da educação. E o que dizem os esquerdistas? Nada. Conservam-se em silêncio ensurdecedor. E por quê? Por que foram os deputados de esquerda, heróis deles, que votaram a favor do aumento do popular e famigerado Fundão. A gritaria histérica dos esquerdistas há cinco meses nunca foi pela educação.

Notas de rodapé:

1) Contingenciar: verbo: em Economia: "Controlar (despesas) do orçamento governamental para evitar desequílibro financeiro no decorrer de um exercício". - Google

2) " O contingenciamento consiste no retardamento ou, ainda, na inexecução de parte da programação de despesa prevista na Lei Orçamentária em função da insuficiência de receitas. Normalmente, no início de cada ano, o Governo Federal emite um Decreto limitando os valores autorizados na LOA, relativos às despesas discricionárias ou não legalmente obrigatórias (investimentos e custeio em geral). O Decreto de Contingenciamento apresenta como anexos limites orçamentários para a movimentação e o empenho de despesas, bem como limites financeiros que impedem pagamento de despesas empenhadas e inscritas em restos a pagar, inclusive de anos anteriores. O poder regulamentar do Decreto de Contingenciamento obedece ao disposto nos artigos 8º e 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)." - site do Ministério da Economia, artigo "O que é contingenciamento?", publicado no dia 22/05/2015.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 08/12/2019
Código do texto: T6813726
Classificação de conteúdo: seguro