Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O QUE É SER PATRIOTA?

Ante o momento em vigor, manipulação da realidade, fake news e um falso patriotismo ufanista, uma pergunta é inevitável: o que é ser patriota nos dias atuais?

Ser patriota é sentir um ardor pela vida e não se deixar contaminar pelo senso comum. É saber aceitar e conviver com opiniões diferentes.

Ser patriota é saber que todos têm os mesmos direitos, principalmente, negros, índios, mulheres, homossexuais. Um verdadeiro patriota não defende a tortura, ditadura e qualquer forma de discriminação e racismo.

Ser patriota não é compactuar com a desonestidade, com o autoritarismo, com ideias absurdas e com governantes que propagam ódio, violência e discriminação contra quem quer que seja. Enfim, ser patriota é amar o país em que se nasceu e preservar os verdadeiros valores.

Ser patriota é não se deixar ser enganado e manipulado pelo falso discurso patriótico. E nem pelo discurso patriótico fascista. E para quem desconhece, na Alemanha de Hitler o falso patriotismo fascista foi bem explorado. O lema era: ''Alemanha acima de tudo''.

Em conclusão, um patriota defende a democracia, cidadania e igualdade entre todos. Um verdadeiro patriota respeita as leis e quer para si o mesmo que para os demais. Ser patriota é não ser imbecil e ficar refém de um discurso raso de falsos mitos de plantão.


ANÁLISEDECONJUNTURA
Enviado por ANÁLISEDECONJUNTURA em 15/11/2019
Reeditado em 18/11/2019
Código do texto: T6795686
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANÁLISEDECONJUNTURA
São Paulo - São Paulo - Brasil
56 textos (2279 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/19 10:51)