O grande desafio aos terraplanistas
Experimento simples pra convencer o mundo de que a Terra é plana:
1 Fretar um avião e percorrer em escala, de Pernambuco, Guiné, Egito, Paquistão, Flipinas. Se ao seguirem este trajeto (mais latitudinal possível em sentido leste) e não encontrarem o Equador ou outro país do continente americano em algumas horas provarão o terraplanismo.
Se o encontrarem algum país da América do Sul e pouco depois o território brasileiro, provarão que sua teoria não se aplica ao observado.
2 Levem alguns jornalistas de mídias diferentes, defensores da terra redonda, físicos e auditores para os instrumentos de navegação. Filmem e relatem sem edições, disponibilizando o material na integra a quem quiser analisa-lo.
Não farão isto. E a razão é muito simples: há um projeto político por trás disto. Desacreditar a ciência, o ensino e os professores e qualquer coisa que dificulte a manipulação pelo senso comum. Fake news não se propagam bem entre pessoas críticas e reflexivas.
A ciência e a educação tem sido uma barreira a ganância de rentistas e empresas destruidoras da natureza. Sindicatos e os tribunais tem sido igualmente deslegitimados, para que direitos sejam relativizados ou extintos como empecilhos aos crescimento econômico.
Um dos cálculos mais antigos a nos informar a circunferência da Terra é o Eratóstenes, morto em 194 a.c. Tratava-se de uma medição entre a distancia de duas cidades e o angulo formado por uma vareta em uma delas enquanto em outra a sombra ficava a pino. Permitiu saber o comprimento e o raio da terra.
Algo mais simples é alguém com auxílio de um telescópio, deste que nos permite ver crateras na Lua, ver as luzes da cidade de Luanda, Angola, a noite. Basta para se encontrar em um lugar alto próximo ao mar e tentar enxergar alguma coisa no continente africano.
Lembrando que com um instrumento mais precário Galileu descobriu as luas de Júpiter Europa, Ganímedes, Io e Calisto.
Para finalizar, desafio aos terraplanistas explicarem por que um navio desaparece no horizonte de baixo para cima e da mesma forma quando surge aparece seu mastro para depois o casco.
Pelo terraplanismo, com um bom telescópio poderíamos poderíamos ver um navio saindo do Brasil e atracar em Cabo Verde ou nas Ilhas São Tomé e Príncipe.
Uma emissão de laser destas ilhas para o Brasil nos daria o veredito: terra plana o laser chega a um receptor no Rio de Janeiro, terra redonda o laser chegará a muitos kilometros acima de onde esta localizado o receptor.
O terraplanismo se compõe de 99% de idiotas úteis e 1%de canalhas bem pagos para emburrecer o povo e desautorizar cientistas e educadores. Esta é a minha hipótese para explicar a relutância destes grupos em admitir as provas contrárias ao terraplanismo.
Hipótese alternativa é de que estão vendendo ilusões e teorias conspiratórias para ingênuos: conferências, livros, canais de youtube...