O grande desafio aos terraplanistas

Experimento simples pra convencer o mundo de que a Terra é plana:

1 Fretar um avião e percorrer em escala, de Pernambuco, Guiné, Egito, Paquistão, Flipinas. Se ao seguirem este trajeto (mais latitudinal possível em sentido leste) e não encontrarem o Equador ou outro país do continente americano em algumas horas provarão o terraplanismo.

Se o encontrarem algum país da América do Sul e pouco depois o território brasileiro, provarão que sua teoria não se aplica ao observado.

2 Levem alguns jornalistas de mídias diferentes, defensores da terra redonda, físicos e auditores para os instrumentos de navegação. Filmem e relatem sem edições, disponibilizando o material na integra a quem quiser analisa-lo.

Não farão isto. E a razão é muito simples: há um projeto político por trás disto. Desacreditar a ciência, o ensino e os professores e qualquer coisa que dificulte a manipulação pelo senso comum. Fake news não se propagam bem entre pessoas críticas e reflexivas.

A ciência e a educação tem sido uma barreira a ganância de rentistas e empresas destruidoras da natureza. Sindicatos e os tribunais tem sido igualmente deslegitimados, para que direitos sejam relativizados ou extintos como empecilhos aos crescimento econômico.

Um dos cálculos mais antigos a nos informar a circunferência da Terra é o Eratóstenes, morto em 194 a.c. Tratava-se de uma medição entre a distancia de duas cidades e o angulo formado por uma vareta em uma delas enquanto em outra a sombra ficava a pino. Permitiu saber o comprimento e o raio da terra.

Algo mais simples é alguém com auxílio de um telescópio, deste que nos permite ver crateras na Lua, ver as luzes da cidade de Luanda, Angola, a noite. Basta para se encontrar em um lugar alto próximo ao mar e tentar enxergar alguma coisa no continente africano.

Lembrando que com um instrumento mais precário Galileu descobriu as luas de Júpiter Europa, Ganímedes, Io e Calisto.

Para finalizar, desafio aos terraplanistas explicarem por que um navio desaparece no horizonte de baixo para cima e da mesma forma quando surge aparece seu mastro para depois o casco.

Pelo terraplanismo, com um bom telescópio poderíamos poderíamos ver um navio saindo do Brasil e atracar em Cabo Verde ou nas Ilhas São Tomé e Príncipe.

Uma emissão de laser destas ilhas para o Brasil nos daria o veredito: terra plana o laser chega a um receptor no Rio de Janeiro, terra redonda o laser chegará a muitos kilometros acima de onde esta localizado o receptor.

O terraplanismo se compõe de 99% de idiotas úteis e 1%de canalhas bem pagos para emburrecer o povo e desautorizar cientistas e educadores. Esta é a minha hipótese para explicar a relutância destes grupos em admitir as provas contrárias ao terraplanismo.

Hipótese alternativa é de que estão vendendo ilusões e teorias conspiratórias para ingênuos: conferências, livros, canais de youtube...

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 12/11/2019
Reeditado em 13/11/2019
Código do texto: T6793523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.