# RaoniNobel 2020 - Por que Não # MitoNobel ?

“Há anos trabalho pela paz entre indígenas e brancos. As pessoas falam que esse prêmio é importante para reconhecer a minha luta”.

Foram essas as palavras do velho cacique ao ser informado que o seu nome constava oficialmente na lista dos concorrentes ao Nobel da Paz em 2020. Questionado sobre o que o nosso 'MITO' falou a seu respeito na Assembleia-Geral da ONU; “Acabou o monopólio do senhor Raoni”, ele disse:

“O presidente quer diminuir a terra indígena e destruir a natureza para o garimpeiro entrar no nosso território. Tentei pedir apoio ao governo, mas só o povo me apoia. Sou contra esse plano do governo e, por isso, sou atacado. Mas não vou desistir. Ficarei firme até o fim para não destruírem a natureza e o meu povo.”

O mais interessante é que naquela ocasião o nosso 'MITO' trazia a tiracolo, pasmem; uma youtuber indígena chamada Ysani Kalapalo, que tem um canal na internet e que óbviamente é uma defensora da política ambiental do seu governo.

“Ele é um diplomata que dialoga com o mundo dos brancos em nome dos povos indígenas”, já dizia o antropólogo Márcio Meira, que foi o presidente da Funai entre 2007 e 2012 e que afirmava que “Os conflitos não ocorrem porque os índios têm terra demais. Eles ocorrem porque os índios têm terras que interessam ao agronegócio.”

Infelizmente aquelas queimadas criminosas que destruiram grandes áreas de floresta naquela região apenas corroboram a sua assertiva.

E para aqueles fiéis súditos do nosso 'MITO' que gostam de apontar como 'petralhas' todos os que dele discordam, cabe aqui lembrar que em defesa do seu povo, o velho cacique até já falou grosso contra os petistas Lula e Dilma Rous­seff, por ocasião das obras da usina Belo Monte, construída naquela região.

Pensava eu que o nosso 'MITO' ao atacar o Raoni, estava apenas querendo 'tirar seu corpo fora' dos problemas da Amazônia, mas a sua intenção era outra: era tirar um adversário do páreo... E creio que ele está no caminho certo... Explico:

Há cerca de dois meses atrás, sob o título jocoso de; "O que seria um 'fake' incontestável?" eu dizia que uma famosa revista resolveu premiar um seu editor que fosse capaz de criar uma capa com um FAKE que jamais pudesse ser contestado. E a capa premiada foi uma que mostrava na primeira página do New York Times, a imagem do nosso 'MITO' recebendo o Prêmio Nobel da Paz...

Interessante que ninguém contestou, nem eles, nem os nossos leitores... Cabia contestação; o nosso 'MITO' reune sim, todas as qualidades necessárias para ser indicado para o Nobel da Paz. Digo isso porque, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, há cerca de 80 anos atrás, esse prestigiadíssimo prêmio já teve como um dos mais fortes candidatos, um cidadão apresentado como sendo "o príncipe de Paz na Terra", nada mais nada menos que; Adolf Hitler... Ora, se ele; o 'Fuhrer' foi indicado para o Nobel da Paz, por que é que o nosso 'MITO' não pode? O que é que ele tinha de tão especial que o nosso não tem? Seria, por acaso, o 'bigodinho'?