Desmentindo Fake News: produtora incendiária.

Algumas questões sobre a versão de que a produtora Maria Farinha desmatou e provocou incêndios na Amazônia para gravar um vídeo para o Rock in Rio e a possível conspiração contra Jair Bolsonaro.

Tal lugar era um sítio destinado a agricultura e não uma área pública. Tinham autorização dos donos para filmagem (se a produtora mentiu pra polícia será facil verificar e puni-la), não é preciso permissão ou licença de governo para filmar em propriedade particular a não ser do dono*1.

Se o desmatamento foi realizado por eles ou pelos donos, isto seria crime ambiental se fosse além dos limites legais ou feito sem alguma licença ambiental.

Se a queimada foi realizada dentro da vigência da proibição via MP pelo Bolsonaro, cabe punição a produtora e ao proprietário, caso tenha permitido.

Se a ideia era atingir Bolsonaro, por levaram uma equipe de filmagem e produção ao invés de contratarem gente local ou outros para provocarem algo de maior proporção?

Foram milhares de focus de incêndio na região, o que é mais provável terem iniciado? Fazendeiros querendo abrir a mata para cultivo ou gado ou ong's tentando atingir Bolsonaro? Houve incêndios em outros governos e até maiores que deste ano, como em 2004*2, era pra atingir o Lula?

O crescimento de mais de 50% do desmatamento na região*3(comparada ao mesmo periodo ano passado) foi obra de ONG's? A quem interessa e ganha com isto? Por quais motivos queimadas que sempre ocorreram na região agora são provocadas por ONG's e não pelos velhos interessados em devastar a Amazônia com agronegócio?

"Essa suspeita já foi prontamente descartada pelo Ministério Público Federal. “Não há um ínfimo indicativo de participação de ONGs”, destacou o coordenador da Câmara de Meio Ambiente do Ministério Público Federal, Nívio de Freitas. Para ele, do que se sabe até o momento, a principal linha de investigação é de que grileiros, que são invasores de terras públicas, sejam os responsáveis pelos delitos"*4

Seria este imbróglio com a produtora de vídeos a prova que ONG's estariam por trás dos incêndios para atingir a imagem do Brasil ou de Bolsonaro?

Havia incêndios em outros governos e até mais graves, como de 2004. O que não havia era uma política de desmonte do Ibama*5, da Funai e do Ministério do Meio Ambiente, além da desmoralização do trabalho de monitoramento do INPE*6.

""O que estamos vendo é um repique muito sério do desmatamento, relacionado à nova gestão federal, e eles tentam incriminar o carteiro pela mensagem. O que é mais triste dessa situação é que não há dúvidas, são questões fabricadas pelo governo", diz Nobre.

De acordo com o pesquisador, dezenas de grupos fazem monitoramento de satélite semelhante ao do Inpe hoje, o que comprovaria a veracidade das informações divulgadas pelo instituto."*6

Bolsonaristas! As pessoas não são tão burras quanto pressupõem e nem vocês tão espertos quanto julgam ser. Acham que enganarao chefes de Estado, ONU...Convencem no máximo quem já esta convencido.

Revelado hoje pelo Intercept*7 documentos e gravações que confirmam o plano Rio Branco, endossado pelos militares, que estipula o povoamento e intensificação da exploração econômica e povoamento da Amazônia.

Alegando falsas ameaças de ocupação chinesa ou de outras potências, os energúmenos tornarão o Brasil vulnerável a sanções internacionais que realmente comprometerao nossa soberania. É a profecia autorealizada que os estúpidos promovem.

As consequencias desta política irresponsável com o meio ambiente, que se aliam a desinformação e mal caratismo e/ou ignorância dos que produzem e reproduzem fake news, nos cobrará um alto preço em pouco tempo.

Cobrem os fatos citados:

*1https://istoe.com.br/produtora-diz-que-criou-incendio-fake-na-amazonia-para-abrilhantar-rock-in-rio-organizacao-do-festival-nega/

*2 https://veja.abril.com.br/blog/me-engana-que-eu-posto/quatro-fake-news-sobre-o-incendio-na-amazonia/

*3 https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/08/16/desmatamento-amazonia-legal-imazon.htm

*4https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/27/politica/1566864699_526443.html

*5https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/09/veja-10-acoes-do-governo-bolsonaro-no-desmonte-da-politica-ambiental.shtml

*6 https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49212252

*7 https://theintercept.com/2019/09/19/plano-bolsonaro-paranoia-amazonia/

Extras:

"Produtora de manifesta

Em nota enviada ao UOL, a Maria Farinha Filmes explica que as gravações de um curta de ficção que se passa na Floresta Amazônica ocorreram nos dias 12 e 13 de setembro, mas nega qualquer tipo de irregularidade.

"A filmagem aconteceu no município de Presidente Figueiredo, a 120 km de Manaus. Como parte do roteiro, foi ambientada uma cena com efeitos especiais que simulavam o visual de um incêndio. A locação escolhida para a cena, com o devido termo de autorização, era uma propriedade particular que já estava sendo preparada para o plantio de mandioca (...) Por conta da fumaça gerada, a partir de fogueiras simuladas, a polícia foi acionada. O delegado esteve no local e verificou a legalidade de tudo o que estava ocorrendo no cenário, assim como representantes da Secretaria municipal do Meio Ambiente. Depois dos esclarecimentos, as gravações seguiram normalmente." https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/19/rock-in-rio-nega-ter-feito-campanha-em-que-simula-incendio-na-amazonia.htm

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 20/09/2019
Código do texto: T6749545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.