Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Nazismo: contexto e ideologia

O nazismo surgiu após a primeira guerra (1914-18). Ele foi um movimento alemão, de direita, imperialista, baseado na pretensa superioridade da raça ariana e liderado por Adolf Hitler (1889–1945).

O contexto: o nazismo é resultante da Crise de 29, que foi uma conjuntura econômica caracterizada pela queda no consumo, produção e desemprego em massa. Nesse momento a Alemanha vivia uma grave crise que levou o país a ruína econômica. Foi o período da Grande Depressão. Assim, surge o partido nazista alemão que, em 1933, chega ao poder com Adolf Hitler. O nazismo vigorou, na Alemanha, entre 1933 e 1945.

Movimento de esquerda ou de direita: o nazismo era contrário ao marxismo (esquerda), ao socialismo instalado na União Soviética e o capitalismo liberal. A verdade: Hitler tinha total ojeriza ao socialismo. Outra coisa, a ideologia nazista era xenofóbica, racista, homofóbica. Não tolerava e defendia o extermínio de negros, judeus, ciganos, socialistas... O papel do rádio e do cinema foram fundamentais para a promoção das ideias nazistas.

Curiosidade: para compreender melhor a questão e esclarecer eventuais dúvidas, basta ler os discursos de Hitler. Para concluir: é consenso entre os historiadores que o nazismo é um movimento cujo discurso é de extrema direita. Portanto, não tem fundamento dizer que o nazismo foi um movimento político de esquerda. A esse respeito historiadores e especialistas são muito claros.
_____________________________________
SAIBA MAIS
https://epoca.globo.com/13-fatos-sobre-hitler-o-nazismo-23579393
https://super.abril.com.br/historia/nazismo/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/afinal-o-nazismo-era-de-esquerda-ou-de-direita/
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47784368https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/nazismo.htm
GREGOHELENO
Enviado por GREGOHELENO em 15/09/2019
Reeditado em 15/09/2019
Código do texto: T6745437
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
GREGOHELENO
São Paulo - São Paulo - Brasil
90 textos (4259 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/07/20 11:48)