Por que a explosão da extrema direita no mundo [ocidental]?

Você gostaria de ter mais ou menos direitos??

Se você não for um "pobre de direita", é claro que vai querer mais direitos. A elite direitista e conservadora não está preocupada em oferecê-los a você, tá??

Quase sempre têm sido as esquerdas que se engajam na luta por direitos, especialmente pelos mais básicos, que todo mundo deveria ter garantido. As ideologias esquerdistas são teoricamente invencíveis, justamente por se colocarem ao lado do "povo" e não contra ele [como fazem as ''de direita'']. Mas, então por que têm tanta dificuldade de decolarem em aprovação e sucesso???

Oras, se nem a maioria dos políticos esquerdistas mais populares estão preocupados em fazer predominar os ideais das ideologias que dizem defender, então como que as mesmas vencerão esta guerra cultural??

Vejamos o caso dos únicos governos mais próximos ao socialismo que o Brasil teve até hoje, durante o mandato do PT. Algumas das críticas mais ponderadas sobre esse período são exatamente com base na falta de esquerdismo nos governos Lula e Dilma. Até o final do mandato da Dilma, tomado pelo golpe, já havia um cisma interno nas esquerdas brasileiras, porque não se preocuparam em "serem mais de esquerda": acentuando políticas públicas de democratização, igualdade social, ambientalismo e combate à corrupção da velha elite. Pelo contrário, pois acabaram participando dessas maracutaias, e com protagonismo.

O problema é sempre esse.

A esquerda, ou, uma esquerda, quando chega ao poder, e, por incompetência e/ou ganância, passa a agir no intuito de acobertar os novos aliados, como aconteceu no Brasil. Ou, então, como no caso da ex-União Soviética, parte da classe intelectual que organizou o golpe para tomar o poder das mãos de elites abusivas [de direita], trai o próprio povo e passa a se ver como superior, com o mesmo olhar autoritário que dos governos anteriores. Quando a esquerda é menos esquerda, sempre dilui seu poder de produzir sociedades igualitárias, de ser fiel com os seus próprios ideais. Último exemplo. Quando as esquerdas se alinham para empurrar um projeto excessivamente multicultural nos países ocidentais, com direito à política de fronteiras frouxas, prato cheio pra extrema direita, ao invés de se colocarem ao lado do povo, especialmente o trabalhador, elas fazem o oposto, fragilizando seu poder de coesão, suas condições sócio-econômicas e acentuando conflitos com outras populações, importadas. A esquerda sempre perde quando trai o povo [mesmo sem ter essa intenção originalmente] e à si mesma.

Até quando????