Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OS 500 dias da prisão de Lula

Em 2018, o ex-presidente Lula foi julgado e condenado – pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro - por ser, supostamente proprietário, de um sítio em Atibaia e um apartamento no Guarujá. Depois de algum tempo, a verdade veio à tona e Lula não é dono do sítio e nem do apartamento. A meu ver, ele foi condenado sem provas. O jornalista Reinaldo Azevedo vem contestando, com veemência, sua condenação desde o início de sua detenção.

No entanto, a partir das informações do site Intercept Brasil, parceiro da Folha de S. Paulo, o Brasil e o mundo souberam da armação, feita para impedir a candidatura de Lula. Essas informações tiveram o efeito de uma bomba atômica nos noticiários. Ou seja, após a prisão do petista, por Moro e Deltan Dallagnol, Jair Bolsonaro (PSL) venceu as eleições e é presidente da República. Moro foi premiado com o cargo de ministro da Justiça.

Antes disso, é bom lembrar que Lula liderava todas as pesquisas de opinião realizadas naquele momento. Jogo sujo: para facilitar a vitória de Bolsonaro, vazamentos ilegais eram permitidos pela República de Curitiba: eles envolviam Lula, Dilma e familiares. E dessa forma, a opinião pública condenou duramente o ex-presidente, Dilma e o PT. E a resposta veio nas urnas.

Na guerra suja da informação, prevaleceu o discurso dos vencedores: o PT destruiu o país com Lula e Dilma. Em o 'Espetáculo da Corrupção', de Walfrido Warde lançou luzes sobre o que de fato aconteceu. Ou melhor, a operação lava jato, foi determinante na quebra da economia brasileira. Por quê? Porque ela arruinou, também, as empresas. Essa é uma das suas contradições. Foi assim com a Odebrecht, OAS (que tinha 120 mil trabalhadores e hoje tem apenas 30 mil) e Engevix (que tinha 30 mil empregado e hoje tem apenas 3 mil)...

LULA MERECE A LIBERDADE
Resultado, hoje o país conta com mais de 30 milhões de desempregados. O mais triste de tudo, com a lava jato o Brasil perdeu 180 bilhões de dólares. Em resumo, a lava jato colaborou, fundamentalmente, para a quebra de nossa economia, trouxe o caos econômico, o desaparecimento de milhares de empregos e a recessão. Enfim, não se pode culpabilizar o PT pelo caos econômico em que o país se encontra. Essa é ideia falsa. Todo mundo sabe que a corrupção sempre existiu aqui. E os partidos políticos estão envolvidos nela de uma maneira ou outra, bem como, parte do empresariado.

Um realidade evidente: há muito que a corrupção domina este país. E o que não falta é partido político envolvido. Ainda assim, o PT é o partido que a Justiça mais pune. Para quem discorda, recomendo ver os dados do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral. Engana-se quem acredita, cegamente, que o PT é o partido mais envolvido em corrupção.

O mesmo não acontece com outras agremiações políticas. A Justiça fecha os olhos literalmente. Por exemplo, em São Paulo, é sabido que a nata do tucanato, está envolvida em malfeitos há muito: Rodoanel, contratos de metrô, merenda escolar e trens... Como a Justiça é tucana, não acontece nada. Lamentavelmente o PT errou e muito. E no poder se meteu com a corrupção. E vem pagando duramente por isso. Com o PT é inegável que o país saiu do mapa da fome, a classe média foi ampliada e houve expansão das universidades públicas ...

Em última análise, Lula merece um julgamento limpo e imparcial. Tem direito à liberdade. Uma reflexão: a condenação não foi novidade. Apesar da fragilidade das provas. Quanto à mídia, abraçou o discurso dos vencedores e manipulou o debate e a população desinformada. Uma conclusão óbvia: ser favorável a Lula, nessa questão, não significa ser petista. A questão que se coloca é ficar ao lado do que é certo e justo.

Finalmente, ninguém tem de concordar com meus argumentos, aliás, talvez muitos discordem. Mas vale frisar, ele foi um dos melhores presidentes que o Brasil teve. E tem mais, é muita ingenuidade acreditar que a corrupção começou com o PT. Outra coisa, a lava jato confirmou o que já se sabia: a corrupção anda de mãos dadas com as grandes empreiteiras desde os tempos da ditadura militar.
gregoheleno
Enviado por gregoheleno em 20/08/2019
Reeditado em 21/08/2019
Código do texto: T6725086
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
gregoheleno
São Paulo - São Paulo - Brasil
43 textos (1624 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/09/19 19:33)