Como Bolsonaro esta vencendo no jogo político ao arrepio das indignações

Enquanto a esquerda acredita estar combatendo a direita conservadora e autoritária no poder, ela perde o foco sobre o verdadeiro e concreto projeto em curso pelas mãos de Guedes: a guinada neoliberal na economia brasileira.1

O jogo se articula de uma forma dual e complementar. Privatizar, tirar direitos, enfraquecer normas de segurança no trabalho, controle de desmatamento e outros os tomando como excesso de estado e aparelhamento da esquerda.

O governo sabe que não existe tal emparelhamento,,sabe também que as normas e leis do trabalho e de proteção ao meio ambiente não são lorotas criadas por comunistas.

Mas daí vem a tática poderosa do bolsonarismo: agrada os conservadores atacando os símbolos, pautas e conquistas atribuídas a esquerda e ao mesmo tempo implementa uma política de viés neoliberal.

A tática ainda rende outro efeito. Enquanto ele escandaliza e chama para si toda sorte de polêmica e debates improdutivos quando faz suas bravatas e bocalidades, Guedes e Weintraub seguem sem problemas planos de terceirização e privatizações do setor público.

A esquerda se distrai incomodada com um espantalho de ditadura, enquanto a ameaça concreta ao seus ideais e conquistas se efetiva blindado por uma mídia focada nos gracejos de Bolsonaro, mas que se identifica com os planos neoliberais de Guedes e Weintraub.

As pautas conservadoras, mais barulhentas, não saem do papel: Projeto Anti Crime, porte e posse de armas, etc. Moro, Damares e Osmar Terra rendem mais polêmicas que resultados.

As pautas neoliberais seguem silenciosas com Guedes e Weintraub, mas sempre sinalizando ao menor barulho com discurso antipetista para conservador se distrair e se sentir representado.

O bolsonarismo é basicamente isto: um neoliberalismo que se apresenta como conservadorismo para seus eleitores, a maior parte deles, e "fascista" para a esquerda. O que só o governo, a Globo e mercado enxergam é o neoliberalismo, que lhes trará de vantagens e lucro.

Engana tanto a esquerda quanto os conservadores, só não engana banqueiros. Nem Lula.2 ousou tal coisa e a Dilma.3 sabemos como terminou.4.

Os eleitores conservadores acreditam que Bolsonaro governa para eles, a esquerda se sente ameaçada (o que agrada os primeiros), enquanto na verdade governa para o mercado financeiro. Como era com FHC, Lula, Dilma, Temer e agora Bolsonaro - só muda a maneira de lidar com quem não é banqueiro.

Ao inves de conciliar interesses ideológicos, via liberalismo politico de centro esquerda: direitos humanos, assistência social para os pobres e financiamentos de imóveis e universidade para a classe média - um grupo é colocado contra o outro se culpando pelo que o governo lhes tira ou não melhora. Enquanto tira dos dois e injetam nos bancos e outros rentistas via pagamento de dívidas.

1. https://veja.abril.com.br/economia/plano-guedes-o-arsenal-do-ministro-para-por-o-pais-na-rota-do-crescimento/

2. https://oglobo.globo.com/economia/na-era-lula-bancos-tiveram-lucro-recorde-de-199-bilhoes-2818232

3. https://oglobo.globo.com/economia/dilma-pressiona-febraban-se-retrata-4845553

4. "Um estudo recente mostrou que os bancos nunca ganharam tanto em relação ao total de lucro das empresas na listadas Bovespa do que no governo petista. Quando Dilma assumiu o Brasil, em 2010, as instituições financeiras representavam cerca de 20% dos lucros das empresas listadas na Bolsa. Atualmente, no acumulado de 2014 até 21 de setembro, esse percentual passou para 35%" fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/3603306/dilma-candidata-dos-bancos-instituicoes-nunca-ganharam-tanto-pais

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 27/07/2019
Reeditado em 27/07/2019
Código do texto: T6705547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.