Tabata Amaral e o apartidarismo neófito e presunçoso

A deputada federal por São Paulo Tabata Amaral, do PDT de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, votou pela Reforma da Previdência contrariando a orientação o partido trabalhista.

Entre os quatro deputados mais votados no país, Tabata representava certa inocência e retorno aos ideais mais puros da esquerda como a educação de qualidade como forma de justiça social.

A própria trajetória de menina pobre e inteligente(formada em Ciência Politica e Astrofísica em Havard), mas que contou com oportunidades assumidamente escassas para jovens como ela rendeu a simpatia do novo e incipiente campo progressista.

A esquerda progressista, mais ativa nas redes do que na política, comprou a ideia. O sermão famoso que ela deu contra o Velez parecia confirmar que os progressistas queriam dela: objetividade e menos demagogia.

O que os inocentes do campo progressista não sabiam é Tabata é cria politica do Renova Br*1. Tabata fez parte do grupo de bolsistas da Fundação Estudar*2, bancada pelo segundo homem mais rico do país*3:

"De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Jorge Paulo Lemann é a 29ª pessoa mais rica do mundo e primeiro do Brasil, com uma fortuna estimada de US$ 27,4 bilhões" https://www.sunoresearch.com.br/tudo-sobre/jorge-paulo-lemann/

Segundo o site mencionado logo acima:

"Jorge Paulo Lemann é o dono da maior cervejaria do mundo, Ab InBev, e sócio do 3G Capital, que é controlador de redes como Burger King, Tim Hortons e Kraft-Heinz. E, em conjunto com seus sócios de longa data, Marcel Telles e Beto Sicupira, é conhecido por balançar o mercado internacional com ações firmes e de sucesso. Não à toa ganhou o respeito do homem que seja provavelmente o maior investidor da história, Warren Buffett."

Ela faz parte de uma geração de políticos que trilharam um outro caminho para chegar ao poder, muito diferente dos demais. São mais independentes de maquinas partidárias e por isto mais ingênuos quanto aos meandros da mesma.

Creio ser uma geração muito inteligente, mas que seu pragmatismo os cega quanto a política de longo prazo e de construção ideológica partidária. Parecem mais como jovens em uma startup do que em um partido político.

Cheiram parecido com os apartidários do MBL que agora são deputados e vereadores. A mesma ideia de que aconstrução de um conteúdo e identidade programática ideológica do partido soa como conluio eleitoreiro.

Exatamente por não terem batalhado votos como partido e compromissos ideológicos, desprezam tudo isto como "velha política". Não sem motivos Tabata votou contra o seu partido e sua ideologia.

Tabata e Kim Kataguire, apesar das divergências politicas aparentes, tem mais do que a pouca experiência em comum: dependem mais de carisma do que do partido e se precipitam em um tipo de politica pragmática onde a ideologia e compromisso programaticos são vistos como demagogia.

Os dois cometeram um erro gravíssimo enquanto políticos: acreditaram que poderiam ao mesmo tempo não se ligarem a compromissos partidários e não se pautarem nas demandas ideológicas de seus eleitores: o Kim não apoiando a manifestação do dia 26 de maio, pró Bolsonaro, e Tabata votando a favor da reforma da previdência, também pró Bolsonaro.

Se estes neófitos não fizerem nada grandioso que restaure sua estima com seu "público eleitor" serão simplesmente esquecidos por eles e pelo seus partidos.

O presidente nacional do PDT tinha planos para apoiar Tabata para a Prefeitura de São Paulo. Depois de contrariar a ordem do partido pela votação contra a reforma, Lupi esta reconsiderando o apoio.

Estes neófitos!

1*https://exame.abril.com.br/brasil/renovabr-tem-patrocinio-de-huck-e-alinhamento-na-economia/

2*https://www.istoedinheiro.com.br/os-candidatos-de-lemann/

3*https://gq.globo.com/Prazeres/Poder/noticia/2018/08/fundacao-criada-por-lemann-tera-sete-candidatos-nessas-eleicoes.html

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 11/07/2019
Reeditado em 11/07/2019
Código do texto: T6693857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.