- Atenção, senhoras e senhores! Escutem o show de horrores bolsonaristas-
" Os portugueses nunca pisaram na África, eram os próprios negros que se vendiam". Livros didáticos induzem ao homossexualismo. Não entendo nada de economia mesmo. Meu livro de cabeceira é a "Verdade Sufocada" do Carlos Alberto Brilhante Ustra. Tive três filhos homens mas uma vez dei uma fraquejada e veio uma menina".
Não é de se esperar grandes interpretações e compreensões sociais dos milicos. Desde o golpe de 1964 alguns desses grupos criaram uma espécie de divisão dentro do próprio espectro golpista dos quais uns intitulavam-se de sorbonne (ilustrando a famosa universidade francesa) para tentar dar algum respaldo intelectual e de autoridade moral sobre a derrubada no dia 1 de abril do governo João Goulart.
Na época a esquerda tinha nomes de intelectuais ativistas que o movimento direitista nunca poderiam combater. Nomes internacionais como: Sartre, Derrida, Foucault davam o tom nas discussões das provincianas universidades brasileiras.
A construção de um partido social democrata como o PT apoiou-se sobre a égide de movimentos sociais, desses referências teóricos e em alas mais progressistas da Igreja Católica. Qualquer pessoa que passou pela escola formal sabe disso. Ou pelo menos deveria saber um mínimo de história política de seu próprio país para um melhor situar-se no mundo. Como dizia o historiador francês Marc Bloch: "A história é uma ciência que olha o passado com os pés no presente".
Bolsonaro é somente uma caricatura de um incauto, obviamente. Em países com altos níveis de escolarização e acesso amplo a cultura ele seria apenas alguém a ser ignorado. Fico pensando como uma instituição com tanto prestígio como a academia militar das agulhas negras pode formar pessoas com esse nível de despreparo intelectual? Como historiador e professor minha preocupação é sempre pelo ensino.
As forças armadas são importantes na defesa do estado democrático de direito, sem dúvida.
Agora cá entre nós o Brasil vai andando de maneira torta não por uma pessoa despreparada, mas sim, pela manada que o referencia como se fosse um Deus que possui inspirações salvíficas para resolver todos os problemas da nossa querida pátria tupiniquim.
Ora, essa massificação através de um líder carismático( ainda que ignorante) é um velho movimento social dentro da história ocidental que por trágédia bem conhecemos. Já bem nos alertava o filósofo Umberto Eco: "o fascismo sempre ressurge em novas épocas".