SENSIBILIDADE SOCIAL

A maioria do povo brasileiro não tem acesso a condições dignas de sobrevivência, ao contrário dos povos europeus que estão sendo utilizados pelo governo que se apossou do poder com o golpe parlamentar de 2016 como referências para justificar a reforma da previdência nos termos em que se encontra na PEC 287. A expectativa de vida hoje no Brasil é de 75 anos e uns quebradinhos, mas é preciso levar em conta que a pessoa vive algo em torno de 10 anos com a saúde debilitada em razão das doenças comuns da terceira idade.

O investimento governamental brasileiro na área da saúde é pequeno se comparado à realidade dos países europeus, como, por exemplo, da França. Em 2014, o governo francês investiu 15,69% do orçamento para garantir a longevidade dos cidadãos franceses, sendo que os grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica têm direito à cobertura do sistema obrigatório de saúde sem necessidade de contribuição.

Cabe ressaltar que a expectativa de vida do povo brasileiro vem aumentando nos últimos tempos dentro nas regras atuais de aposentadoria previstas na Constituição Federal. No entanto, essa estatística poderá reverter no futuro próximo se for aprovada pelo Congresso Nacional a exigência descabida de 40 anos de contribuição para a aquisição da integralidade dos proventos da aposentadoria. Em nosso país, é preciso mais sensibilidade social por parte dos poderosos.

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 10/12/2017
Reeditado em 11/12/2017
Código do texto: T6194907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.