“Vc” já “curtiu” seu candidato
ESTE TEXTO TRATA=SE DE UMA SÁTIRA DO PROGRAMA DE RÁDIO CAFÉ COM A PRESIDENTE E UM BATE PAPO COM OS PRINCIPAIS ASSUNTOS DA SEMANA. LEGENDA: (A) APRESENTADOR; (C) JOAQUIM “BABOSA”; (P) PALHAÇO “POVO”; E A PRESIDENTA DILMA.
Por Fabiano Sousa
P_ Acabou-se o que era para ser doce, perdeu-se a mão e no final, azedou. Aliás, pare de reclamar Presidenta, chegou o “salvador da pátria, o Dunga. Agora o foco é outro. Junte os cacos e se prepare para a “corrida maluca” à Presidência. Momento de convocar os “Neymares” da publicidade à criarem as mais mirabolantes, inteligentes e “curtidas” campanhas eleitorais.
A_ Candidato, o seu “Face” já está atualizado, fotos de família, do cachorrinho e do papagaio, viagens, encontros amorosos (o povo gosta de uma fofoca), gostos musicais, indicações de filmes e livros e curiosidades. Com certeza, esta será as eleições da “social utility” . A ferramenta pode originar uma oportunidade do pretendente menos afortunado e com pouco tempo de televisão, apresentar suas reais propostas, estar mais próximo (mesmo que virtual) do eleitor, só adotando o cuidado da propaganda não virar SPAM e irritar o já desconfiado eleitor. Joaquim, a sua “FrontPage” também está pronta para o blogueiro “curtir”. Infelizmente, sei que não quis ser um dos concorrente ao cargo maior da Federação, mas as suas opiniões podem modificar a direção e mexer na tabela.
P_ Nós já “curtimos”, “Babosa”.
C_ Meu caro, não tenho este potencial para influenciar os eleitores e não pretendo tê-lo. Já “curti” o meu candidato, porém conforme declarado na própria constituição brasileira, o voto é secreto. E para a sua alacridade, a minha rede social está aberta somente para os meus amigos mais íntimos.
A_ Não faço parte da sua teia de amizade, como assim? Bem, discutimos a relação mais tarde, em casa, amor.
A_ Como diria o meu pai, está todo mundo conectado, o público que anteriormente era dominada por jovens, classe A e B, se modificou, popularizou, não tem mais idade ou situação econômica, todo cidadão antenado estão “curtindo” em alguma rede social. A velocidade da informação é de tal valor que qualquer mudança nos quadros políticos ou alterações no panorama da corrida podem ocorrer com algum acontecimento do cotidiano em um click de uma simples foto extraída do celular, no meio do povo, de um beijo “torto” em uma criancinha “ranhenta” ou ainda uma escorregada na “casca de banana” em um comentário infeliz chegaria a ter milhares de “curtidas” e assim arruinar sua candidatura, tanto quanto, uma “verdadeira” e “simples” boa ação do acaso, alavancar o desacreditado.
C_ As redes sociais viraram o palanque virtual para o político e careçe aproveitar o espaço para debates, discutir propostas, receber idéias e tirar dúvidas e não atacar os adversários. Outro cuidado que o candidato deverá ter, é de quem responderá as perguntas feitas na rede, a participação dos bate papos - respondida pelo próprio autor, deve levar a assinatura do mesmo, caso a resposta ocorra pelos assessores, a assinatura necessitará estar devidamente firmada como “assessoria de imprensa”.
P_ Não faça o povo de palhaço, “curtiu”.
A_ Então, candidato, preste atenção para não virar o próximo “mico” da rede.
P_ para aqueles que querem “curtir” ou desaprovar as propostas de cada candidato, segue suas redes sociais(em ordem alfabética):
Aécio Neves( PSDB): https://pt-br.facebook.com/AecioNevesOficial
Dilma (PT): http://pt-br.facebook.com/SiteDilmaRousseff
Eduardo Campos (PSB): http://pt-br.facebook.com/psbnacional40
Eduardo Jorge (PV): http://pt-br.facebook.com/partidoverde43
Eymael (PSDC): https://pt-br.facebook.com/eymael
Everaldo Pereira (PSC): http://pt-br.facebook.com/PastorEveraldo20
Luciana Genro (PSOL): http://pt-br.facebook.com/LucianaGenroPSOL
Levy Fidelix (PRTB): http://pt-br.facebook.com/levyfidelix
Mauro Iasi (PCB): https://pt-br.facebook.com/mauro.iasi
Rui Costa Pimenta (PCO): https://pt-br.facebook.com/ruicpimenta
Zé Maria (PSTU): http://pt-br.facebook.com/zemariapstu
P_ Fazendo a pesquisa de campo para o blog, resolvi procurar o facebook do meu amigo, Joaquim. Não sabes o quanto és “curtido” pelo povo, foram aproximadamente 1.550.000 citações. Segue alguns casos curiosos, fã clubes, entretanto, infelizmente ameaças de morte também, já investigadas pela Polícia Federal.
http://ptbr.facebook.com/QueroOMinistroJoaquimBarbosaPresidenteDoBrasil
https://pt-br.facebook.com/MinistroJoaquimBarbosa
https://ptbr.facebook.com/MinistroDoSupremoTribunalFederalJoaquimBarbosa
A_ Lembrei, Joaquim, eu mesmo não tenho facebook... rs.