VIOLÊNCIA X IMPUNIDADE

Uma fórmula simples e eficaz para diminuir radicalmente a violência seria acabar de vez com os artifícios “legais” previstos na legislação, que acabam resultando na impunidade dos infratores. Enquanto a bandidagem não se sentir intimidada pela força enérgica e implacável do aparelho estatal, não haverá contingente policial que seja suficiente para conter o avanço da violência. Falta determinação política. O resto é embromação e jogo de cena!

O problema é que para acabar com a impunidade as nossas leis têm que ser modificadas; por sua vez, para tornar as leis mais severas, depende-se da aprovação do Congresso Nacional, onde não faltam políticos temerosos em aprovar medidas que depois possam se voltar contra si próprios ou contra aqueles que patrocinam suas campanhas eleitorais.

Em outras palavras, a raiz do problema está na falta de consciência do eleitor na hora de escolher os seus representantes. Mudar esta realidade, porém, ainda parece um sonho muito distante, levando-se em conta as velhas e enraizadas práticas políticas que ainda persistem, como o “voto de cabresto”, as ações governamentais que tendem a mascarar a realidade e alienar a população menos esclarecida, além de um sistema educacional que privilegia a quantidade em detrimento da qualidade.

AFBRITO
Enviado por AFBRITO em 13/10/2013
Código do texto: T4523246
Classificação de conteúdo: seguro