Saímos do Facebook

Por Fabiano Sousa

A_ “E fodeu, o povo apareceu... E fodeu, o povo apareceu...” cantavam os manifestantes, em todo o país. A noite de segunda feira, 17 de junho de 2013, transformou-se em mais uma página histórica à biografia brasileira. Aproximadamente, trezentas mil pessoas, das principais capitais do país, Distrito Federal e residentes em outros países, saíram do Facebook e constituíram às ruas protestar, assegurar o direito de cidadão, a liberdade de expressão, cada qual seu ideal.

A_ Blogueiros, companheiros, brasileiros, venham nessa onda, vista-se de verde e amarelo, pés descalços, bandeira e rosas brancas em mãos e o Hino Nacional na ponta da língua, ser parte da história política. Debater nesta mesa digital, os novos rumos para um Brasil civilizado, de cidadania e porque não, políticos mais decentes.

A_ “O Brasil hoje acordou mais forte”, Presidenta. Orgulhosa por ser brasileira e assistir de camarote a invasão do povo ao Congresso Nacional? A cidade paulista que não “nunca” para, foi parada à testemunhar seus manifestos, e não apenas por vinte centavos. Cem mil cariocas, trocaram o sol e o mar, à marchar ao centro do Rio de Janeiro. Alem de Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e mais seis Estados, mostraram a cara e suas indignações com os comandantes deste país.

A_ Seja bem vindo meu AAAD, Assessor de Assuntos Aleatórios a Democracia, Joaquim “Babosa”, também discutir os diversos movimentos espalhados de norte a sul, leste e oeste.

C_ “Que coincidência, sem a PM, não teve violência”, acenavam os manifestante paulistas ao interromperem as principais avenidas da cidade, sem que ocorresse qualquer afronte com a policia, diferente da obscura quinta feira, 13, quando tropa de choque transformou as ruas em campo de guerra e repressão a marcha.

A_ Exatamente, meu caro “Babosa”, a quinta feira negra, mostrou uma policia incapaz de direcionar o manifesto, dialogar e preferiu usar a força e a violência. Protestos são legítimos, como a senhora mesmo indagou, porém em Belo Horizonte e Rio de Janeiro a policia meteu “pau”. “Dilminha”, necessita conter o militarismo que assemelham ao passado e a cede de sangue.

C_ Dever rever a PEC 37, Presidenta, isso não quer dizer, rever a convocação de algum jogado da seleção, pelo Felipão ou o novo numero da camisa do Neymar, para a Copa das Confederações.

A_ Uma das bandeiras levantadas pelos manifestantes de diversas capitais pedia o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, devolvemos o poder de investigação criminal exclusivo às polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).

C_ Porque não, criar uma PEC 771 e aumentar a pena de corrupção política e do colarinho branco para 100 anos, iniciando agora por José Dirceu e bando, condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.

A_ Impunidade é base também dos protestos, apresentaram para este caso o máximo de 10 anos de prisão, vamos além, até agora permanecem livres e sem devolver um tostão do dinheiro público desviado.

C _ Presidente, tira a bunda branca da poltrona, convida o Lula e vem pra rua.

A: Apresentador

C: Comentarista (Joaquim Babosa)

P: Público

Fabiano Sousa
Enviado por Fabiano Sousa em 19/06/2013
Reeditado em 23/06/2013
Código do texto: T4349627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.