AMIZADES E INIMIZADES DE UM PLEITO ELEITORAL
Sabemos que as eleições fazem parte da vida de quaisquer cidadãos e cidadãs concisos.
Como estamos num país democrático, ou quase, haja vista que necessitamos de muitos avanços tais como: deveria o mais votado ser o eleito e empossado, no caso de vereadores, e não pelo índice das coligações dos vários partidos, etc..
Como não sou filiado a nenhum partido político, não quero nem saber como é esse cálculo!
Mas que é injusto, é...! Inclusive os horários dos candidatos são diferentes; não há isonomia!
Dito isso, alguém me perguntou hoje, 14 de setembro de 2012, na nossa pequena cidade de Jandaia do Sul, situada a 50 km de Maringá e a 20 de Apucarana, norte paranaense: Por que você não se candidatou a vereador? Você Ponga, conhece os problemas de nossa cidade, e até nacional, foi servidor público federal, está aposentado...
Respondi-lhe: -Não, porque nem filiado sou a partido político.
Na oportunidade, não disse, mas sim agora: - serei filiado e concorrei à vaga de vereança, no mínimo, quando no máximo, o valor da representação for de um SM que atualmente é de R$ 622,00, para as despesas de locomoção, etc..
No caso, então, só por amor à minha cidade e, por extensão, à Pátria.
Ah, já ia me esquecendo, sim as amizades e inimizades que acontecem antes das eleições!
Notei que sempre acontecem e, ainda mais em uma pequena ou média cidade ou município, onde todos conhecem todos.
Somente nesta eleição de 07/10/2012 temos aqui três candidatos a prefeitos e respectivos vices e, cento e oito candidatos a vereador.
Se dividirmos o nº de eleitores inscritos, talvez uns 15.000, por 108 teremos: 140 votos aproximadamente para cada um! Observação: Jandaia tem 20.359 habitantes cfe. o IBGE.
Tem candidato pedindo voto para candidato; não sabem que tal também é concorrente!
Tenho conhecimento que tem pessoas trabalhando, na distribuição de “panfletinhos” de quatro candidatos a vereador, de suas famílias, dos três candidatos a prefeito! Legal...
E, são só nove cadeiras do legislativo... ! Defensores da política para o bem comum.
Por fora parabenizo todos, que dão a “cara para bater”, recebem vários nãos, palavrões, xingamentos, etc.. . Se amigo e não gosta de outros da sua coligação, perde-se a amizade; se inimigo, passa a ser mais ferrenho ainda.
Valem as mensagens que nos passam, sem levar em conta os desaforos, etc. . Serão eleitos os que tiverem melhores propostas e que estão vendendo o seu peixe, sem ofensas a ninguém!
Não cabem mais brigas, nem agressões, e quando passadas as eleições, trabalharemos juntos para o progresso de nossa cidade, seja no campo industrial, comercial, terceiro setor, educacional, cultural, etc.. E, viva o Getúlio! Viva! Como diz um amigo, daqui de Jandaia...
Autor: Adiones Gomes da Silva – o Ponga – Pres.SPJ
Jandaia do Sul, Pr., Doc. nº 087/Setembro/2012