Uma censura enrustida

O portal Comunique-se traz nesta quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011, a informação de que quase 400 notícias foram removidas do Google durante o primeiro semestre do ano passado. Isto coloca o Brasil como o país em que mais pedidos se fizeram para a retirada de matérias do ar.

O levantamento feito pelo Comitê para Proteção dos Jornalistas encontrou 398 textos noticiosos “censurados”, número duas vezes superior a idênticos pedidos feitos na Líbia, por exemplo.

De acordo com o portal, “às vésperas das eleições em 2010, no segundo semestre, juízes brasileiros emitiram 21 novos pedidos ao Google. Conforme estudo do Centro Knight para o Jornalismo, diversas agências de notícias foram multadas ou acabaram sendo obrigadas a remover parte do seu conteúdo sobre a corrida eleitoral”.

Carlos Lauria, do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, considera que esse quadro mostra que a censura e a autocensura, que vem junto, estão atingindo níveis muito sérios no Brasil.

A censura é mesmo uma praga que teima em recusar a nos deixar para sempre. Ela some uns tempos para mostrar a sua cara depois, aqui ou acolá. Uma maldição, um estigma. Mas que isso, uma chaga, um câncer que se pode entrar em metástase a qualquer momento se cada um de nós não se mantiver vigilante.

Acorda, Brasil! Censura nunca mais...

Zé Mário
Enviado por Zé Mário em 17/02/2011
Reeditado em 17/02/2011
Código do texto: T2796933
Classificação de conteúdo: seguro