Eleições 2010: Passado e Futuro.

O Brasil e sua sociedade amadureceram e não mais cabe acreditar no possível retrocesso político, senão na democracia plena; não mais cabe na mente do povo esclarecido, aquele Brasil de choques econômicos, pacotes mirabolantes cujos erros nos retrocedia a cada plano, no caminho do desenvolvimento. Entretanto  mas devemos a esses erros e acertos, de Sarney a Lula, a maturidade que ora vive o Brasil. do presente.

Não temos mais espaço nem tempo para erros; o mundo globalizado impõe aos países politicas exatas;  nem é bom imaginar a possibilidade de uma tragédia economica. Já erramos tudo que tínhamos para errar e sem dúvida,  Luis Inácio foi o felizardo presidente que teve nas mãos o resultado de todos os erros e acertos do passado. Aquela velha história,  alguém planta e outro colhe o resultado desejado; no caso,  todos os ex-presidentes que tanto procuraram a fórmula no pacote ideal para vencer a inflação que nos consumia e impedia o crescimento da nação, finalmente foi encontrada. A economia começou com Itamar Franco a encontrar a tão desejada estabilidade econômica, que mais tarde, com o ministro já presidente, faz os devidos ajustes, com ações ousadas e impopulares, que marcaram a gestão de FHC, mas que fez Brasil chegar as mãos de Lula, como uma jogada de mestre, servindo o goleador. Um time inteiro arma a jogada, mas apenas um fará o chute ao gol e corre para comemorar o momento mágico. Goooollll do Brasil de Lula! Não foi só dele; não somos tetra sem reconher os méritos das seleções anteriores. 

 O torneiro mecânico poderia ter perdido a oportunidade,  porém  não espercidou a jogada de processeguimento a tudo que estava previsto anteriormente.  Eu sempre afirmei reconhecer as qualidades do Presidente Lula, afinal, seu primeiro mandato foi endossado por mim, o que nunca aceitei nem aceito, são as trapalhadas partidária, as tendências ideológicas de suas cabeças e a corrupção que se alastrou por toda nação. O PT não mede consequências para atingir seu projeto de poder e exige de seus eleitos,  o famoso caixa 2, para bancar as milionarias campanhas. Infelizmente este é o grande indicio que levou ao  assassinado do prefeito paulsta, petista Celso Daniel, vítima da corrupção petista.

Uma econonomia estabilizada é o principal passo para um País crescer, mas não significa que tudo está bem. Cuidou-se da economia, mas esqueceu-se completamente da saúde, da educação, da segurança e hoje no Brasil se mata mais que os países em guerra, as drogas e a corrupção tomou a nação, generalizou. A infra-estrutura ainda é um sonho inacabado, pois o PAC 1 foi um programa eleitoreiro, que não concluiu nem 50% de suas metas previstas e foi tomado pela corrupção. Antes de ser concluído o PAC 1, já lançaram o PAC 2, que poderiamos chamar de Programa de Aceleração da Corrupção, também PAC. 

O processo econômico, hoje sucesso, não fora resultado de uma varinha mágica regida pelo maestro  Luis Inácio, mais resultado, como já dissera, de uma seqüência de erros e acertos que achou o rumo, quando Itamar Franco e seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique, idealizaram e implantaram o Plano Real, ali se abriu o caminho que foi  fortalecido pelo impopular programa de revitalização dos bancos, pelo já Presidente FHC, que despejou mais de 70 bilhões para recuperação dos bancos e sistema financeiro do país. Eu mesmo fuui um dos que crusificou o então presidente e lembro-me do Lula espumando ódio contra FHC por estar dando dinheiro aos banqueiros. Hoje é notário o sucesso das ações tomadas, por Itamar e Fernando Henrique,  é inegável o avanço, as conquistas que hoje desfrutamos e o sucesso de alguns programas sociais, continuados por Lula, como a Bolsa Escola, Bolsa Familia, não importa o nome, mas a concepção da idéia iniciada pelo então Governador de Brasília, Cristovam Buarque, professor de enonomia da Universidade de Brasília, hoje senador reeleito.

Tudo isso possisbiliou que o Brasil não se curvasse diante da crise financeira que atingiu os Estados Unidos e o vários outros países. Estavamos imune a crise, com  uma economia estabilizada e fortelecida  a ponto de pagar a divida com o FMI e poder ajudar financeiramente, outras nações, em casos de calamidades naturais.  Isso tudo parece que não é mais lembrado pelo povo; óbvio que  Lula não irá reconhecer tais  métidos do seu maior adversário, mas aqui estou me redimindo  das injustiças que cometi; reconhecendo os méritos do passado e do presente, acreditando que assim é que se faz justiça num país que queremos que seja justo.

O passado e o futuro estão de certa forma presente na vida das pessoas, muitos são os que esquecem essa fundamental regra. Hoje vivemos um  Brasil que tem tudo para melhorar isso e muito mais!. O que hoje nos falta é encontrar um presidente que não fique na promessa de investir na  educação, saúde e na segurança e resto virá naturalmente, se  os próximos governos não continuar promovendo esta administração utopica. 

Outro aspecto extremamente positivo para este Brasil do presente, é o nosso amadurecimento democrático; a liberdade de expressão, a livre imprensa o ir e vir, nos "tramites da lei".  O Brasil atingiu sua maioridade democrática mas ainda não basta, queremos ser um País desenvolvido, culto, queremos extirpar a corrupção de nossa indole; herança maldita da coroa portuguesa e a Lei da Ficha Limpa já foi um importante passo neste caminho. Queremos um governante resonsável, do qual não temos de que envergonhar do seu passado, que assegure os direitos constitucionais democráticos e não nos imponha uma ditadura silenciosa, com espionagem e violação de informações que exclusiva do Estado e do cidadão; queremos instituições públicas e políticas dirigidas por pessoas competentes que não se dê ao serviço de interesses partidaários é este o Brasil em que devemos pensar neste 2o. turno, um Brasil que não ignore o passado, que viva o presente de olho no futuro. Queremos um Brasil que realize enfim as indispensáveis reformas que ainda restam para completar nossa maturidade economica, cultural e juridiaria, como tenho emfatizado em meus textos: Reformas Educacional, Tributária e Judiciaria, mais precisamente, não deixando de lembrar a reforma eleitoral já iniciada com a ação popular que instituiu o Projeto Ficha Limpa; que venha o financiamento de campanha eleitoral, para acabar com a farra dos empresários que financiam os políticos, que por sua vez ficam reféns de seus interesses.

Não nos cabe mais viver um país de utópia, de políticas assistencialistas de cunho eleitoreiro, de vícios e discriminação oficializada na definição de cotas que distingue raça e cor. O Brasil precisa de uma urgente e ampla reforma cultural que invista  (diz Plinio Arruda ser suficiente 10% do PIB)  em educação, para termos escola de qualidade e professores valorizados, assim estaremos  preparados para ser um País desenvolvido.

O fato de eleger um palhaço, de profissão, é mais um grito de protesto dos eleitores paulistas, mas o fato de passar para o 2º. Turno a senhora Wesley Roriz, mais analfabeta que o palhaço do seu marido; é um fato gravíssimo que mostra o quanto o povo está contaminado pela praga da corrupção, que não mais se restringe aos políticos, mas também aos eleitores. Não pode um Pais de tal magnitude e riquezas naturais e culturais,  ser refén deste mal;  mais,  ter justamente a sua capital domada por um político sem escrúpulo, um marido canalha, capaz de expor sua companheira de 50 anos de convívio, a uma situação tão ridículo, diante do País e do mundo. Isso é amor? que amor é esse? Esse tal Joaquim é um possuído pelo sete pecados capitais, um demônio corrupto encarnado na matéria humana, vocês terão notícia do que ela há de aprontar no 2o. turno na Capital; seu estilo é inegável. 

O Brasil que está dando certo, não é o Brasil de exclusividade do torneiro mecanico Luis Inácio, nem será o Brasil personaliazado de Serra ou Dilma, mas o Brasil de todos os brasileiros honrados, conscientes de seu dever cívico, cujo idealismo está acima do partidarismo fanático, que nos faz perder a capacidade de raciocínio de não analisar os fatos noticiados na imprensa nossa de cada  dia. Estão aí os fatos de todos os dias; está aí, diante de sua TV, nos jornais, nas revistas, na internet, nas ruas, na alegria e no sofrimento das pessoas. Não vê quem não quer vê o óbvio. O Brasil que está dando certo, não pode sofrer o retrocesso promovido pelo povo.

Lula bateu tanto na imprensa e na oposição, questionou tanto sua ação jornalistica, que acabou prejudicando sua candidata; agora Ele virá com aquele versão já conhecida. "Lula Paz e Amor", será se vai colar?  Um dos maiores jornais deste País pediu acesso ao processo da guerrilheira Dilma Rousself mas a justiça, pela sensatez do período eleitoral negou; mas acredita que mais tarde tudo virá a tona e o que é que virá amanhã de verdade em tudo que se diz da candidata? A decisão da justiça agora é sensata,  justa, já ouvimos muito a respeito, tanto que não sei mais se o tanto que fo dito é tão digno de crédito. O absurdo quando muito absurdo, acaba promovendo efeito contrário. O PT sabe bem desta lição. Cheguei a conclusão de minhas convicções, por esta razão mudei a forma de fazer minhas críticas.  Temos duas histórias nas ruas, nos noticiários, na intenet; temos  dois candidatos que juntos chegam ao 2º. turno das eleições presidenciais e se contra Dilma tem peso contrario, contra Serra também. Os paulistas podem melhor avalia-lo, eu conheço o Ministro da Saúde de FHC e tenho motivos para acreditar em suas ações.

Alguém sempre diz que ninguém vive de passado  ou quem vive de passado é museu ou biblioteca... Cuitados dos que assim pensam, morrem por esquecer o que viveram. Não haveria futuro, se não houvesse passado, mané! . Aqueles que esquecem tal regra, não aprenderam que quem esquece o passado, corre sério risco de ser punido no futuro, pela razão de repetir os fracassos. Vivemos um presente promissor e acreditamos num porvir cheio de renovo e fé.

Há um aspecto que me inquieta na Era Lula; não sou nenhum analista político ou econômico, apenas um cidadão que dá ouvidos e olhos, ao que ouve e lê, para então formar minha opinião acerca dos fatos, como diz a canção do velho Raul,

Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Eu quero dizer agora, o oposto do que eu disse antes...                Grande Raul!!

A vida se renova, os conceitos mudam a medida que a vida passa  as pessoas tomam conhecimentos, se informam, se atualizam, pois ninguém é dono da verdade, mas todos desejam se esclarecer pelo principio dela. Tudo tem uma razão de ter sido, feito ou dito. Até a mentira tem uma razão de existir, que é esconder a verdade. Como saberiamos da verdade se não existisse a mentira, como sentir a claridade se não houvesse a escuridão!  Não estou filosofando, são coisas óbvias e por isso acho que o passado não é tão passado como dizem;  mas só sabemos o quanto pesa o passado,  quando no presente nos deparamos com situações semelhantes ao que foi. A vida é uma ciranda de fatos que se repetem,  no seu eterno girar; isso é inegável.  O que passa é o tempo, o que não se repete é o tempo o mais tudo se repete todos os dias,  os personagens e algumas formas é que mudam. 

Nunca neguei a ninguém os fatos positivos da era Lula, mas algo me inquieta no seu governo; ao ouvir Luiz Inácio se orgulhar de ter pago a divida com o FMI, e ver como cresceu a divida interna brasileira, tenho em mim que ele desviar a atenção popular para a divida interna do País.  Essa dívida é tão prejudicial para estabilidade econômica, quanto a divida externa; ela eleva os juros, prejudica o desempenho da industria, inibe o consumo com as altas taxas de juros, prejudica o mercado informal, a geração de emprego, atrai o capital estrangeiro, totalmente especulativo e de risco e ninguém fala nisso? Outro aspecto extremamente prejudicial, que nos coloca em destaque no mundo, é o preço do nosso Senado, a verba destinada a senadores e deputados, esses os mais caros do mundo, com mordomias que muitos reis não possuem e ninguém faz nada para mudar esse quadro!  Aliás em Brasília, império da corrupção nacional, temos um exemplo nobre. Eleito agora Deputado Federal REGUFFE com mais de 300 mil votos, recorde local;  quando distrital dispensou varias verbas destinadas a seu gabinete e não lhe fez falta, mas lhe deu crédito eleitoral do mais votado deputado federal nessas eleições. Em qual político você viu tal exemplo de dignidade e honra? Qual deles devolveu de forma expontânea, privelegios na forma de dinheiro? Parabens Deputado Reguffe, você vai longe.  

Eu não acredito na mínima possibilidade de um retrocesso democrático em nosso País, embora tenha receio das lideranças petistas. Acho estranha a intimidade do Presidente com os Países dominado pela ditadura, como Venezuela, Irã, Cuba e diga-se que Bolívia vai pelo mesmo caminho levado pelas más influências chavistas. Seria essa a razão dos intelectuais, artistas, escritores e políticos honrados terem deixado abandonado o partido que ajudaram fundar: O PT?  Os escândalos vão continuar, talvez não tão próximos do Presidente, como aconteceu com Dilma e sua sucessora Erenice Guerra, ambas Ministra da Casa Civil: Trafego de influência, nepotismo, espionagem; fatos que depõe contra o regime democrático e põe em risco as instituições federativas.


Bem, vamos então para o 2º. Turno, vamos ouvir o novo modelo de discurso, que graças a Marina Silva, terá novos ingredientes," Eu quero dizer agora, o oposto do que eu disse antes." Porém a cada um o direito de acreditar ou não em tudo que se diz de Serra ou Dilma. Eu ainda não ouvi a candidata confessar de forma clara que é contra o aborto; mas a ouvi dizer que vem de uma familia religiosa, mas que profissão de fé confessa. Se pra você isso é indiferente, não é para grande parte do País, de fundamentos cristãos. Católicos e evangelicos fazem questão deste princípio enquanto para outros é indiverente ser católica, umbandista, evangélica, espírita, macumbeira. Vivemos num dos países mais cristão do mundo e isso foi um dos fatores da não eleição da Dilma no primeiro turno e pode ser a razão de sua derrota, aceita você ou não, se a questão é pensamento dos que praticam sua fé. Não estamos elegendo padre, um pastor, sim! mas um  presidente que tem um papel semelhante a de um pai, diante de uma nação. Política e religião tem tudo haver, desde o início do mundo, se não fosse assim o Papa não tinha até hoje, toda a influência que tem e Jesus, já seria um martir esquecido na vivencia do dia-a-dia, se restingindo apenas aos livros de história.  Os católicos e evangélicos agem pelo que crê e eles exigem ser governados por alguém que não apenas crê, pois o demônio é quem mais crê na existencia e no poder de Deus. Quero ser governado por quem viva na prática os princípios cristãos. 

Outra vez confesso meu voto, agora sou SERRA; pois não vou retroagir como um nécio, votando nulo ou em branco. Como disse aqui, entre erros e acertos, passado e futuro, acredito que corremos menos riscos de uma desagradável surpresa. 

Que passe logo o 2o. turno, eu quero voltar a fazer poesias, mas não consigo vê outra coisa diante de mim, senão polica... politica... politica... po... li...ti...ca...