Definindo a Política

A palavra política tem sua origem fundada nos tempos em que os gregos começavam a fundar suas pólis (cidades-Estado), porém, hoje em dia, sua definição nos permitir tirar conclusões um tanto quanto contraditórias e opostas das quais foram implantadas no início das organizações.

De modo vago temos a breve definição: "política, como substantivo ou adjetivo, compreende a arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido político, pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores".

Atualmente tais termos e implantações de ações são levadas ao "pé da letra" e "casualmente" alteradas de forma maliciosa, coagindo com o que nos permitimos chamar de malícia.

É fato que zelar e insistir no ato da conscientização de toda a população de seus devidos direitos, deveres, e papéis a serem executados, é um exercício de cidadania que resultaria no vão das possibilidades de ser igualmente ignorado como os muitos deveres cidadãos.

Sendo assim, o que o leitor raciocina é que diante de um vasto desencorajo do autor, estaríamos nós, grupos sociais reclusos do nosso próprio poder, prestes a darmos nossos "braços fortes" de Joaquim Osório a torcer ?

Talvez. Encorajo é muitas vezes desnecessário e foge a vários temas fechados como tal que tratamos agora.

Retomando a jornada política, inseridos no meio das definições nos deparamos com três tipos de poder que, por via, nos auxiliam na tarefa de localizar nosso exonerado lugar. São eles : poder econômico, poder ideológico e poder político.

Caberia perfeitamente defini-los melhor e mais claramente, porém, o tema, como já dito, é bastante fechado, se lido com certa dose de ironia.

...”É possível verificar muito bem a utilização dos três tipos de poder mencionados afim de induzir os eleitores a votarem em determinados candidatos. Há até mesmo a compra de votos, descaracterizando todo o legítimo significado de democracia e de política.” (www.entraporosmose.blogspot.com)

Tudo isso apenas torna mais claro o real termo que define "política" de acordo com traços modernos meramente baseados vagamente em criações antigas para o bem-estar dos grupos sociais. Assim como na Grécia Antiga, apenas os que detinham poderes aquisitivos relativos ao que se interessava realmente podiam exercer a tão falada democracia. Hoje em dia não estamos nem um pouco longe disso, e sim, cada vez mais aperfeiçoando as técnicas que nos foram deixadas subentendidamente e a cargo de quem, até hoje, as oculta de modo democrático com a coação de nós mesmos, eleitores.

YColuci
Enviado por YColuci em 17/08/2010
Código do texto: T2444016