Este é o Brasil!

Brasil é um país de todos? Pelo menos na propaganda do governo sim. Quem nunca ouviu essa mensagem ideológica passar nos meios de comunicação?! Mas o que realmente estamos vendo não é bem isso, e sim o oposto. O senado que é o órgão público que por sua vez, deveria criar leis para defender a população em geral, de forma justa e homogênea, não vem desenvolvendo muito bem o seu papel na sociedade brasileira.

O que podemos ver em nosso cenário político é que o desrespeito com o povo brasileiro só vem aumentando, quantos roubos foram desvendados nos últimos anos etc. E isso deixa a população realmente revoltada, pois a grande maioria necessita de se espremer para conseguir sobreviver com o salário mínimo, enquanto isso no senado tantos mensalões, sendo que essas verbas desviadas poderiam contribuir com as classes desfavorecidas que vivem em péssimas situações, afinal nosso “salário mínimo” é realmente mínimo; nossos representantes ao invés de propor soluções para aumentar o salário, proporcionando uma condição de vida digna para todos, preferem fazer desfalques nos cofres públicos deixando de lado a população que os elegem. Cito o caso do Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que passou o carnaval na prisão, mas para esse carnaval ter sido melhor, deveríamos ter visto toda a corja dos mensaleiros ao seu lado, vendo o desfile das escolas de samba pela televisão. Televisão esta que eles tanto usam para impor sua ideologia à população e passar falsas promessas nas campanhas eleitoreiras.

Estamos vivendo em meio de muitas impunidades, onde a população vem sendo formada sem desenvolver uma opinião critica e política, sem meios para se defender e lutar contra os roubos que se originam nos órgãos que tem o objetivo de punir e evitar fraudes. Então fica a pergunta: onde estão as verbas para serem investidas em educação? Afinal o Brasil só tem uma chance de melhorar esta situação, que é investindo em educação, pois vemos nossos governantes que fazem as leis, utilizarem dela para se beneficiar e tirar proveitos em cima da população menos favorecida. Isto está certo? Não de forma alguma, temos de cobrar deles investimento na educação, pois somente com uma boa base educacional o país conseguirá resgatar em nossos jovens os valores perdidos e com isso formar uma sociedade mais consciente. Países como Estados Unidos, Alemanha, Suécia dentre outros investiram e investem em educação e possuem hoje uma infra-estrura invejável.

Devemos cobrar de nossos políticos investimento para o povo brasileiro e não investimentos para o bem próprio como exemplo, Edmar Moreira (DEM-MG), que investiu verba publica na construção de um “Castelo” e que saiu impunemente desta situação, ou seja, o único beneficiado nesta história foi ele mesmo. Observando toda essa injustiça e desrespeito às leis e ao povo brasileiro, recorro á filosofia Montesquieu para bem ilustrar:

“As leis são sempre úteis aos que possuem e prejudiciais aos que nada têm.”

Esta retrata bem a realidade da política brasileira, onde os que as fazem são os primeiros a burlar-las, depois queremos questionar aos pais de família que às vezes se vêem na obrigação de ter que apropriar se de meios ilícitos para dar sustento à sua família, se este cidadão for pego com certeza terá de pagar e muito pelo roubo, enquanto políticos desviam abundantemente e nada acontece. Para firmar esta visão cito um trecho da musica Que País é este? Do cantor e compositor Renato Russo:

“Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.”

O mesmo nos retrata bem a realidade brasileira hoje, onde em todos os cantos do Brasil está havendo roubo, ocorrendo desrespeito com a nossa constituição, mas esse desrespeito não vem das classes baixas, não se inicia dos pobres, dos mais necessitados, o desrespeito maior se inicia de cima, do senado brasileiro, onde nossos representantes fazem tudo, mandam e desmandam e nada acontece, por maior que seja a fraude, dificilmente a punição ocorre semelhante com a população menos favorecida, ou seja, a grande parcela da sociedade.

Fazendo uma comparação com a frase de Montesquieu e o trecho da musica do Renato Russo, consegui concluir que, as leis favorecem a classe mais alta, defendendo os políticos, pois eles são as leis, já as classes baixas de nada valem, visto que são dois pesos e duas medidas depende muito da ascensão social para ser decidido o tamanho da punição.

Portanto, com a vergonha que vemos no senado, grandes investimentos em penitenciarias, diversos roubos e desvios de verbas por nossos representantes. Pergunto: cadê os investimentos em educação? Está sempre em segundo plano, o que nossos políticos se esquecem é que de nada vale construir penitenciarias, se não houver valorização na educação, para melhorar a formação de nossos cidadãos não conseguiremos modificar esse cenário político, social e econômico.

A educação é essencial para o desenvolvimento de um país, pois é educando que iremos conseguir diminuir o alto índice de criminalidade na sociedade e conseguiremos melhorar nossa situação social melhorando assim a situação da população de bem que hoje pelo fato de ter uma alta criminalidade, vivem amedrontados e acabam por se privar do direito de ir e vir, por medo de serem roubados, seqüestrados ou qualquer outra coisa do gênero. Vendo toda essa impunidade, deixo ao leitor uma frase para que façam uma reflexão: Será que um dia conseguiremos modificar o cenário político, social e econômico do Brasil?

Heitor Vinicius Ferreira
Enviado por Heitor Vinicius Ferreira em 09/06/2010
Reeditado em 09/06/2010
Código do texto: T2309174