AtOalidades

Setembro passou de liso sem as Atoalidades e outubro, já em seus idos...vai indo pelo mesmo caminho...e não é que faltem novidades e velhidades dignas de registro. Do róbvio que ulula ao messiânico mito que paixões sem compaixões açula, com a sedutora doçura da Amar(l)ula...

E justamente um terceiro elemento nessa binaridade, malgrado sua contundência retórica e promessa de que iria tirar sessenta milhões do SPC, ao desequilibrar a corrida presidencial, mostra agora toda a sua essencial volatilidade ao partir para a Europa e fazer lixeiralmente, o Ciro sair pela culatra.

Mas quando o ego se coloca sobre a razão e sobre o bem comum, o que entre nossos homines politicos não é nada incomum, o país, infeliz, vira lugar comum.

E no entanto, como foram prenhes de fatos e fakes esses quarenta e cinco dias desAtOalizados...Fizeram-me até descobrir a Aldravia e nela ver vigorosa serventia. Com seis palavras, sem metrificação ou rima, você diz poesia mesmo despoetando, e não desanima.

Animado mesmo para a nova era é o Mourão que aos 65 e quase pronto para ocupar o Jaburu, contraiu matrimônio e pelo menos mais um voto garantiu para o seu leitoral patrimônio. Não terá inveja do Poste que só ilumina o Estado de Roraima com a luz venezuelana e que anda maduro para já ir saindo de cena, levando aquele pedaço do Brasil ao que sempre foi seu, o breu.

No cenário esportivo tivemos cenas inusitadas: o récorde mundial da Maratona foi batido por um queniano, que aliás já era detentor da marca, e que agora faz o mundo sonhar que, de repente, vamos ver em nossa geração ainda, esses 42,195 kms serem cobertos - a pé!!! - abaixo de duas horas...Bota, Jair, os quilombolas pra correr, como é de seu feitio pra fazer o Brasil crescer...!

Serena Williams, campeoníssima de títulos, ao perder a coroa na final do Aberto dos Estados Unidos, para uma quase desconhecida nipo-americana, perdeu também a serenidade, chorou, e culpou o árbitro, dizendo uma punição técnica que ela recebera não teria sido sancionada se ela, Serena, fosse homem...Macheza?

E o Tiger Woods, superestrela do golfe fez fina e finalmente as pazes com a vitória, levantando seu octagésimo troféu da Professional Golf Association, após cinco anos seguidos de lutas e incertezas sobre as suas condições físicas, técnicas, psicológicas e até morais, em que ele contabilizou até uma passagem...por dirigir embriagado e ser submetido ao mug-shot...

De nossa parte, os moços do vôlei chegaram à final do Mundial, mas se inclinaram diante de uma Polônia gigantesca, brilhante - e brigante. A moçada do tênis é que, enfrentando pedreiras descomunais e o avanço da idade nas quadras, mal pode ir além das disputas dos Challengers...enquanto los hermanos da vizinha Argentina chegaram a colocar sete ou oito contendores em torneios do Grand Slam, como Rolland Garros e Wimbledon...inveja teniana, perguntaria Freud?

E enquanto os arautos da insatisfação com o estado de coisas e da imprescindibilidade de destruição cabal do trabalhismo e da (in)consequente promoção do retrocesso ganham voz e votos, a razão definha e os ânimos se acirram. Delenda PT...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 15/10/2018
Código do texto: T6476547
Classificação de conteúdo: seguro