Frescor para o FEMUSC 2012

Festival de Música, que será realizado entre os dias 22 de janeiro e 4 de fevereiro do ano que vem, em Jaraguá do Sul, vai valorizar obras contemporâneas

Um ar contemporâneo vai chegar ao Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) de 2012. Dos 87 trabalhos listados na programação, somente 24 têm mais de um século de idade, e oito foram escritos desde o ano 2000. O concerto de lançamento da sétima edição do Femusc foi realizado ontem à noite, na Scar. O evento será realizado em Jaraguá do Sul entre os dias 22 de janeiro e 4 de fevereiro do ano que vem.

Conforme o diretor artístico do Femusc, maestro Alex Klein, a divisão de 10% de obras do século 21 e mais de 70% de obras escritas dentro dos últimos cem anos é muito bem recebida no mercado musical internacional. Nesta seleção há obras aleatórias e inovadoras, como as de Luciano Berio (1966), Steve Reich (1974-76), Marlos Nobre (2007) e do algeriano Marc Eychenne (1961), que foram escritas para desafiar a compreensão artística e musical da plateia.

Em outro momento, há também composições mais modernistas, como as obras orquestrais de Serguei Prokofiev e a complexa “Sagração da Primavera” de Igor Stravinsky, que celebra cem anos em 2012. Há também obras mais expressivas entre as contemporâneas, como a “In Memory”, de Joan Tower, “Intimate Letters”, de Leo Janacek (1928), e “Summer Music”, de Samuel Barber (1953). Uma obra de interesse especial é a “Toward the Sea” do compositor japonês Toru Takemitsu (1981). O trabalho foi usado pelo Greenpeace na campanha ambientalista “Save the Whales” (Salve as Baleias).

O festival abre a programação no dia 22 de janeiro com uma noite especial de autógrafos e lançamento de CD com o violonista Mario Ulloa e o violinista Daniel Gudes. Durante os 15 dias do evento, serão realizadas cerca de 30 apresentações de gala na SCAR (séries “Momento Springmann”, “Grandes Concertos”, “Concertos para Família” e “Sábado à Tarde”) – as séries na Scar (“Piano Masters” e “Musicalmente Falando”), e as demais séries no Centro da cidade (“Violão Plus”, “Música no Shopping”, “Música no Museu” e no Angeloni). Somam-se a esse roteiro outros cem eventos menores em diversos locais na região, em hospitais, presídio, igrejas, centros comunitários e cidades vizinhas, totalizando cerca de 200 apresentações.

O Femusc é considerado uma referência como festival voltado para músicos em formação na área clássica. Participam de uma seleção para 360 vagas de alunos 1.346 músicos de 28 países. Depois do Brasil, com 683 inscrições, Colômbia (125) e Argentina (120) são os países com maior número de estudantes inscritos.

A lista de professores para a edição 2012 também traz novidades: Craig Mumm (viola), membro da orquestra da Metropolitan Opera de Nova York; Ole Edvard Antonsen (trompete), solista internacional; Rob Weir (fagote), membro da Sinfônica de São Francisco e professor da Orquestra Jovem das Américas; e Gordon Hunt, solista de oboé da Philharmonia Orchestra, em Londres, professor na Royal Academy of Music e, conforme Alex Klein, reconhecido como um dos mais renomados oboístas do mundo. É de Gordon Hunt a gravação original de uma trilha sonora que ficou muito famosa, e até hoje é muito ouvida, “Gabriel’s Oboe”, do filme “A Missão”.

 
WWW.MCKLEIN.PROSAEVERSO.NET

( ... IMAGEM GOOGLE ... )

JORNAL A NOTÍCIA JOINVILLE
Enviado por Moisés Cklein em 29/01/2012
Código do texto: T3469052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.