Análise de Telephone - Lady GaGa

Gaga entra na prisão das bitches e realmente. Ela foi presa porque é continuação do outro clipe. Mas na verdade, é uma crítica ao governo e à alienação principalmente, não é a toa que ela fica pelada para mostrar que ela continuará pura mesmo dentro da prisão.

A câmera é uma crítica ao controle da sociedade e à idéia do Big Brother instaurada em 1984. Ela aparece co mo óculos de cigarros que na verdade é algo que a cega, já que o cigarro é o dinheiro da prisão, ela metaforiza a cegueira pelo dinheiro e como as pessoas fazem qualquer coisa para consegui-lo.

Quando ela é chamada porque tem um telefonema, ela continua beijando a outra mulher andrógina, porque ela não queria atender de verdade.

Quando elas estão naquela gaiola humana, há uma briga que simboliza a loucura que é dentro da falsa realidade, há muita ignorância e violência. E é interessante ver na parede a inscrição “no swearing” (nenhum juramento), que remete à idéia de que as pessoas são controladas ali dentro a não jurarem e nem se comprometerem a nada além do hedonismo. Alem disso, ela foi irônica ao colocar as latas de coca na sua cabeça, porque eles queriam propaganda, mas na verdade, ela criticou, deixando a idéia de que a coca cola perturba e controla a cabeça das pessoas.

Depois ela vai atender o telefone e diz que não quer atender e ela prefere ficar ali dentro porque está ocupada, ou seja, continuará sendo ignorante. Ela começa a cantar loucamente e joga o telefone, o que simboliza que mesmo fora do gancho, ela ainda está conectada à realidade ( pó isso ela sai da cadeia). A letra continua a partir disso fazendo a metáfora de uma festa em que ela está bebendo e dançando – o que significa a diversão em que entramos no mundo de sombras. Ela diz se entregar de corpo e alma à ignorância e não quer mais pensar, ou seja, filosofar, entender a realidade. É uma crítica à sociedade que faz isso sempre.

O corpo dela está enfaixado dentro de um pequeno quarto para representar o perigo que uma pessoa que pensa pode ser para o governo.

Além dos merchandises, as duas falam algumas frases ao estilo propaganda estadunidense, o que é uma critica a publicidade que engana e consegue possuir e alienar multidões.

O envenenamento por comida é o próprio realizado pela realidade.

Beyoncé ainda está se acostumando com a realidade por isso seus palavrões são cortados e os de Gaga não.

A grande crítica ao governo estadunidense fica explicita nas roupas, pois eles são um dos maiores Big Brothers do mundo.

Ao longo do clipe também há muitas referencia ao mel, porque ele se contrapõe a idéia de maldade instaurada por gaga, honey bee e pelo real.

Outros detalhes de conexão com outras obras são: a caminhonete Pussy Wagon de Kill Bill, a receita que aparece é de ficção científica, a cena em que elas pegam na mão no final é referente ao filme Thelma and Louise e quando o homem bate na bunda da japonesa, ela exalta uma fala de um anime. Isso lembra o ar japonês da musica dado pelo piano bem explicito no inicio da musica. Ademais, há um passo de Michael Jackson quando ela sai da cadeia, há toda a idéia mortífera de Quentin Tarantino que sofreu influência de outra referência, Stanley Kubrick ,com imagens chocantes cheias de cores vibrantes e bons enquadramentos.

Além disso, a idéia de empregar o telefone como objeto fantástico que liga o mundo de sombras co ma realidade já existia em Matrix, onde o que levava os personagens à Matrix do seu suposto mundo real era o telefone.

Gustavo Newway
Enviado por Gustavo Newway em 15/01/2012
Código do texto: T3441455
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