Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LITERATURA ALTERNATIVA NO BRASIL FLORESCE

Literatura Alternativa no Brasil Floresce - Por Luiza de Marillac Bessa Luna Michel

O escritor e poeta J EStanislau Filho, com 63 anos de idade, mineiro de São João do Oriente é autor de oito livros de crônicas,  contos, novelas e poesias. Se define como um escritor marginal, auto-ditada. É um leitor compulsivo. Assim que se alfabetizou , suas primeiras leituras foram fotonovelas quadrinhos e livros de faroeste. Sob meios dos clubes de leituras, nas escolas públicas, esteve em contato com a poesia de Castro Alves, Cecília Meireles, Fagundes Varela Raimundo Correia,  Olavo Bilac, entre outros. Aos 13 anos de idade, leu "Guerra e Paz",  de Tosltoi. Em seguida quase toda a obra de Shakespeare, José Alencar, Machado de Asssis, e, iniciou os primeiros estudos filosóficos, com a leitura de alguns pré socrásticos. Em Engenheiro Caldas  - MG, leu muitos livros da Biblioteca Municipal, entre os quais, "O Ateneu de Raul Pompeia"; "O Bom Criolo",  de Adolfo Caminha; livros de psicologia, resenhas literárias.De Engenheiros Caldas, onde completou o ensino fundamental, foi estudar por três anos, no Ginásio Agrícola de Itapina -  ES. Sua redação sobre a chegada do homem à Lua, fora elogiada publicamente pelo professor de Língua Portuguesa. Escrevia neste período, um Diário chamado,  "O Diário da Miséria", onde desabafara sobre sua vida precária e rabiscara seus primeiros versos e prosas. Teve seu primeiro choque cultural quando partira para a Capital Mineira.
Montou sua biblioteca com 800 livros, aproximadamente; de filosofia e literatura, passando por Ernest Hemingway, Jean-Paul Sarte, R.D. Line, Mayacovisky, Bertold Brect, Freud,  Ligia Fagundes Telles, entre tantos outros.
Frequentava Cine Clubes, leu Pasquim, Opinião, Movimento, enfim, a Imprensa Alternativa. Em 1984, lançara seu primeiro livro Semi Artesanal,  "Nas Águas do Arruda", onde se percebe o choque cultural entre o urbano e o rural. Participara da Antologia Poetas Gerais das Minas, com Prefácio de Dom Pedro Casaldáliga e um estudo de Frei Beto sobre a Poesia Mineira.
Neste ínterim, escrevera outros livros, que podem ser encontradps em sua editora www.biblioteca24horas.com e Editora Protexto. Em 2011 lança então "Palavras de Amor" em 2012, "Crônica do amor virtual e outros Encontros". Já, no prelo, um livro de prosa e verso e um romance, "A Consltrução da Estrada de Ferro".
Sua escola literária inexistiu, aprendeu como Górky, na Universidade
Da Vida, mas, prefere o realismo fantástico e mágico, de Kafka, Gabriel Garcia Marquez, Murilo Rubião, José J. Veiga e Julio Cortázar. O Cronista preferido é Rubem Braga. E gosta muito de escritores e poetas alternativos, tais como, Luiza De Marillac Bessa Luna Michel, Carlos Lúcio Gontijo e Clevane Pessoa.
Finalizo aqui este artigo, reiterando a recomendação deste escritor,  aos estudantes, de um modo geral, pois, que sua didática nos ensina sem duvida, uma forma de aprender e viver liberalmente, no que tange à literatura. E, também a respeito da vida, é um cidadão que luta pelas diferenças das  classes sociais , no Brasil.
 
Confiram, valerá a pena amigos do portal e da intenet.
Seu blog é www.jestanislaufilho.blogspot.com.br

Luiza De Marilalc Bessa Luna Michel
Poeta, Professora, Assessora de Comunicação
www.google.com.br
www.lusopoemas.com.br
www.recantodasletrs.com.br
Outros sites.

https://www.facebook.com/pages/Luiza-De-Marillac-Bessa-Luna-Michel/314873142005737?ref=hl

http://www.culturaalternativa.com.br/literatura/materias/1931-literatura-alternativa-no-brasil-floresce-por-luiza-de-marillac-bessa-luna-michel
Luiza De Marillac Michel
Enviado por Luiza De Marillac Michel em 31/12/2014
Reeditado em 01/01/2015
Código do texto: T5086769
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Luiza De Marillac Michel
São Paulo - São Paulo - Brasil
1363 textos (66682 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/10/19 18:03)
Luiza De Marillac Michel