As Diversas Alusões Sobre Kafka
" Quando eu vejo corpos
inertes, livres de
sofrimentos, posso
até entender quando
são jogados nos anfiteatros
anatômicos, que
através da morte , tanto
ensinam a nós,os mistérios da vida " (Ka) ff
ff a m am ff m a mn ff m a ff
O texto acima , não é de Kafka. É meu , baseado na personalidade de Kafka ... na sua conduta , em vida
Sou kafikiana. Não na ideologia e muito menos na personalidade frágil e insegura , desse romancista e contista austro-alemão , nascido em 1883.
Não sei se você se lembra : as obras de Kafka são ,todas , incompletas . Além disso só foram publicadas pós-mortis. E mesmo assim , contrariando a vontade do autor. Ele não queria que fossem pu blicadas. Mas um tal de Max Brod contrariando , as publicou.
Todo mundo que fala em Kafka , só lembra de METAMORFOSE. E , esta, não foi a sua obra mais importante . Fazer o Gregor Samsa , virar barata , não foi o seu maior sucesso. A crítica e especialistas , apontam com chave de ouro O PROCESSO , escrito em 19... e o O CASTELO , escrito em 19....
O que se sabe , verdadeiramente sobre kafka é que ele era filho de um próspero comerciante judeu ,de Praga . Ele criou em sua obra uma mitologia particular , com uma lógica irreal , na qual os acontecimentos são narrados com seriedade ,exa tidão e um toque de humor grotesco . Esse detalhe é evidente é claro ,em suas obras . Todo poeta ou escritor que queira se basear em Kafka , se sai mal, pois a mitologia dele é impar e o humor grotesco, idem.
Ele sempre foi dominado pelo pai. Mas não era uma dominação comum. Era mais do que isso. Era uma dominação metafísica. Veja isso claramente , lendo CARTA A MEU PAI , em 1919 . Esse fato , talvez tenha contribuído pela sua obsessão , as suas incertezas ,a sua alienação.
No conto A SENTENÇA , ele revela a submissão de um filho à sua própria sentença de morte , decretada pelo próprio pai. Refletindo sobre isso , o leitor percebe o que provocou nele o vazio do seu sucesso social e a importância da sua insegurança .
Assim foi Kafka. O primeiro conto que eu li , dele, eu estava com meus 12 anos mais ou menoa . Fiquei várias noites sem dormir, para desepero da minha mãe. O conto : MÉDICO RURAL- faz parte de um livro que possue uns 13 ou 14 contos . Esse , especialmente ,se refere a um médico que , morando numa cidadezinha, pacata , foi chamado para socorrer um jovem , numa fazenda . Ele foi a cavalo. E quem o levou à cabeceira da cama do doente , foi o cavalo. Conto surrealista , exótico...levemente tirano. Esse livro foi um dos que Kafka proibiu que fosse queimado depois da sa morte. Os outros eram : O FOGUISTA, O PROCESSO , METAMORFOSE e.... e... não me lembro.... Era para queimar tudo o que ele havia escrito. Ficar cinzas sobre cinzas : cartas, bilhetes, livros , contos , frases, poemas, ensaios , enfim.... TUDO . Mas seu amigo Max Brod , não cumpriu nada dfisso. E por conta dessa atitude, graças a Deus podemos ler esse autor polêmico, originalíssimo, mórbido...único.
Virgílio,o romano , também quis que ENEIDA , sua obra-prima , um poema de 12 volumes , tivesse o mesmo destino : fosse jogado na fogueira. Mas.... não o queimaram , não !!! rs. E outros tantos , usaram da mesma tática.... mas tudo em vão ...
Fico por aqui, mesmo porque não sou especialista em kafka , embora seja kafkiana.... rsrs, leio-o e releio-o...
Por favor , veja, abaixo ,a carta que kafka escreveu para seu amigo, Max , orientando-o o que ele devia fazer após a sua morte.
"Querido Max, meu último pedido: tudo que deixei para trás (quer dizer, nas estantes, cômoda, escrivaninha, tanto em casa quanto no escritório, ou aonde quer as coisas tenham ido parar, o que quer que você encontre) sob a forma de cadernos, manuscritos, cartas, minhas e de outras pessoas, rascunhos e assim por diante, deve ser queimado até a última página sem ser lido, assim como escritos ou anotações minhas que você possa ter ou outras pessoas, a quem deverá implorar em meu nome. Cartas que não forem entregues a você devem, pelo menos, ser lealmente queimadas por aqueles que as têm."
KALENA, agosto /2011 ************** ff
P.S- Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883
Morreu em 3 de junho de1924 , aos 41 anos, num
sanatório.