AGRONEGÓCIO - Restaurante Saboreart - Conselheiro Lafaiete / MG
ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).
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Foi com bastante carinho que desenvolvi este estudo sobre as evidências da teoria clássica organizacional de Fayol, tendo como modelo a empresa Saboreart, a qual pude conhecer pessoalmente tanto como cliente, quanto amigo da proprietária. A coleta de informações se deu, principalmente, por meio de entrevistas com a proprietária, colaboradores e clientes.
(As atividades da empresa estão atualmente pausadas por motivos particulares. Caso você, leitor, seja um cliente do Saboreart, deixe seu comentário nesta postagem, se desejar. Agradecerei pela contribuição de informações.)
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APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O Saboreart é um restaurante e lanchonete localizado no centro da cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. Desde 2014, sob direção de Thais Aguiar e gerência de Fanny Esteves, vem conquistando um grande número de clientes e cumprindo a sua função social ao prezar pelo trabalho sério, honesto e qualificado.
A empresa, especializada no serviço de delivery, conta hoje com uma equipe interna bem comprometida, eficiente e eficaz, que cumpre com prazos e requisitos exigidos pelos clientes. Todo esse empenho da organização acarretou o enriquecimento da marca e, consequentemente, trouxe maior conceituação e competitividade a nível local.
Dentre as especialidades dispostas aos mais variados paladares, as estatísticas apontam que macarrão na chapa, feijão tropeiro tipicamente mineiro, porções, omelete recheada com especiarias e humburgers lideram os rankings de pedidos, principalmente no período de 20h às 22h.
É importante lembrar que restaurantes e lanchonetes são empresas do setor de agronegócios, pois movimentam à jusante as matérias-primas e os produtos alimentícios industrializados. Há os processos de agregação de valor aos bens e comercialização, com o intuito constante de satisfazer os clientes.
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DESTAQUES DO CARDÁPIO:
- Porção de calabresa com batatas fritas;
- Escondidinho de batata frita e cebolinha;
- Feijão tropeiro completo à moda mineira;
- Porção de batata frita, queijo e bacon;
- Macarrão aquecido na chapa;
- Omelete recheada.
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TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PRESENTE NA EMPRESA SABOREART
A teoria clássica da administração foca na estrutura da empresa e de seus objetivos, antes de se preocupar com os interesses dos colaboradores, mas conduzindo-os da melhor maneira para alcançá-los. Por meio de uma unidade de comando e de direção, tem-se a divisão do trabalho em departamentos, organização de tarefas e alocação de recursos humanos, financeiros, de equipamentos, entre outros.
A empresa Saboreart, por sua vez, se preocupa com a sua organização e estruturação de setores de trabalho, além da maior sincronia entre eles para otimizar os resultados das vendas. Conta-se com trabalho em equipe na cozinha, com destaque para as iniciativas para se aprender e aperfeiçoar as atividades requisitadas, espírito de ajuda mútua, princípio da equidade e remuneração justa.
A disciplina no restaurante é imprescindível, como em qualquer outra organização, e se dá por meio da responsabilidade de cada colaborador ao executar suas atribuições. Além disso, nota-se a presença constante da subordinação e respeito à autoridade.
Ao se avaliar os comentários de alguns membros da equipe, pode-se constatar que a estabilidade nos cargos que ocupam lhes gera satisfação e segurança financeira a curto e médio prazos.
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MODERNIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE TRABALHO
A administração contemporânea está também presente na rotina do restaurante Saboreart. A visão sistêmica, boas práticas de tomadas de decisão e ambiente de troca de conhecimento favorecem o alcance de metas e redução de custos produtivos.
A gestão do restaurante conta com conhecimento da concorrência, dos fornecedores, dos clientes e das tendências do mercado moderno. Por meio de políticas internas mais eficientes e eficazes e de um plano de negócios funcional, tem-se a otimização dos métodos de trabalho e da forma de alcance dos resultados almejados desde o planejamento. Além disso, a diretora e proprietária Thais se submete ao sincero feedback dos seus clientes.
Ao contrário do que se costumava fazer na era da Teoria Clássica, na administração contemporânea se busca não só a resolução, mas a identificação das causas dos problemas. No mais, conhecer os pontos fortes e fracos da organização e ameaças e oportunidades do ambiente externo são fatores cruciais para a prosperidade de um negócio. Pode-se considerar, felizmente, que Thais e sua equipe estão no destino certo.
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Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira
Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná
Data de envio do trabalho: 09/12/2017
Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios
Disciplina: Conceitos da Administração e Ética Empresarial
Professores: Miriam, Camila Cochia, Adriano Oliveira e Ricardo Azenha
OBS: No período em que fiz este trabalho, eu morava com Thais Aguiar e Fanny Esteves na cidade de Foz do Iguaçu, onde ainda vivo.