Diletantismo filosófico IV
O que existe emerge da síntese de um conjunto de relações afirmadas e negadas. Quando se afirma uma forma, nega-se sua reflexão; quando se afirma a reflexão, nega-se a forma. Reflexão e forma são para o ser-em-busca-de-si estado e processo. Como estado, é a consonância de ser e forma; como processo, é o movimento que conduz à forma. Na reflexão, o ser está em estado de negação, por isso não flui, transcendendo para uma nova forma que conforma sua negação. O ser vai de forma em forma; flui e não flui, é rio e é pedra, é todo e é parte. Este movimento do ser-em-busca-de-si estrutura a dinâmica da existência, numa dança de ser e não-ser.
O ente, esta singularidade, é a síntese para a qual converge múltiplas sínteses e relações que refletem o que é o ser no mundo, um sendo que é forma, que é de forma em forma, e que também não é, enquanto processo de reflexão. Percebe-se claramente a natureza triádica do ente, enquanto forma, enquanto de forma em forma, e enquanto ser negado que transcende para uma nova forma: afirmação, negação e reafirmação.
A singularidade do fenômeno do ente aparece como síntese afirmada que é derivada da reflexão de um conjunto de reflexões. O ente é um momento com passado e futuro; como momento, o ente é síntese, é ser que flui. Esse estado é conjunção de outros estados que foram negados e que se inscrevem no seu passado. Para o futuro, uma reserva de formas possíveis de negação e integração.
Podemos assim inferir o caráter de acúmulo do ente. Quando o ser-em-busca-de-si flui sob determinada forma, acumula e transcende para uma nova forma; então, o sendo do ente é acúmulo de ser que foi e será negado, porque o ser em si é contínuo e eterno, mas a distinção é temporal e discreta.
A existência, que é o conjunto dos entes que compõem a realidade, é uma estrutura que emerge da consciência universal e reflete seu movimento, que é do todo para a parte sob a ótica da consciência universal e da parte para o todo sob a ótica da existência. Assim, do ente, deduz-se a forma que induzirá sua negação.