Wewerton O Craque Dos Pênaltis

Nem todo time pode se vangloriar de ter uma escola de goleiros, como a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Vários goleiros de diversas gerações, surgidos no Palmeiras nos deram alegria ao ver sob as traves defesas milagrosas e algumas consideradas impossíveis.

Os goleiros que mais me inspiraram confiança assim que eu comecei a ser palmeirense foram Velloso e Marcos.

Em 1999 o Velloso saiu do Palmeiras e o caminho ficou livre para Marcos se consagrar, ser pentacampeão do mundo em 2002.

Quando eu comecei a acompanhar o futebol da segunda divisão em 2011 eu via o Wewerton defendendo o gol lusitano, no time que ficou famoso como "Barcelusa" pelo estilo de jogo.

Eu pensava que seria o goleiro ideal pós-Marcos. Ele parecia ser o cara ideal e comentei com alguns amigos que achavam que eu estava brincanco porque a Portuguesa já era considerada um time de segunda divisão (e hoje infelizmente nem isso, porque se encontra na quarta divisão).

Quis o destino que anos antes justo com o arqui-inimigos Corinthians entre 2006 e 2007, nas categorias de base, subiu ao time profissional do clube.

Ao longo da temporada de 2016 foi destaque do Atlético-PR realizando boas defesas de pegando pênaltis, ajudando o seu então time a ficar em quinto lugar e obtendo classificação para a Copa Libertadores do ano seguinte, e sendo a melhor defesa do campeonato ao lado do Palmeiras.

Nas Olimpíadas de 2016, realizada no Rio de Janeiro Poucos dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, foi convocado para a Seleção Brasileira Olímpica. Sendo campeão e conquistando a inédita medalha de ouro ao defender a última penalidade na série de cobranças do jogador alemão Petersen. Em toda a campanha olímpica, Weverton sofreu apenas 1 gol em seis jogos - justamente na final, marcado por Max Meyer.

Em dezembro de 2017, o Palmeiras anunciou sua contratação por cinco temporadas.

Em 2018, com o então técnico Roger Machado, ganhou a posição de goleiro titular contra o Santos, posição que foi mantida posteriormente pelo ultravencedor técnico Luiz Felipe Scolari, e onde alcançou uma marca histórica no clube e em sua carreira, de nove jogos sem tomar gol. Em novembro de 2018, sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol, conquistando o título com uma rodada de antecedência.

Em fevereiro de 2020, assinou um novo contrato com o Palmeiras, válido até 2024. Em 8 de agosto de 2020, se sagrou campeão paulista pelo time palestrino após vencer o Corinthians por 4–3 nos pênaltis; O arqueiro defendeu duas cobranças rivais.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 09/08/2020
Código do texto: T7031135
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.