Capoeira: Popó x Maculelê! (cópia x Original)

Garba Dance with sticks from Gujarat in India!

È claro que na aula AudioVisual vais ver as possíveis Origens do nosso belo Maculelê, mas essa demonstração ultrapassa qualquer possibilidade de Popó não tê-lo adaptado, ou da Congada, ou da Índia!

Carambola, até a música é na mesma batida, 1-2-3-4 e no meio um dos instrumentos imita o Berimbau!

Garba Dance with sticks from Gujarat in India!

https://www.youtube.com/watch?v=ysXpGeAtnzo&feature=emb_rel_end

x-x

Sonal Ghiya coordenou uma dança Garba com paus de Gujarat, no oeste da Índia, na Celebração do Dia da República da Federação das Associações Comunitárias da Índia (FICA) 2012 em Cleveland Ohio. Também estiveram presentes Rita, Rupal, Jigisha e Ragini Patel, Smita Shah e Ketu Dalal.

Fonte: http: //www.clevelandpeople.com/groups ...

Comentário do video:

Ainda estou tentando aprender essa dança para minha esposa indiana. Garba é amanhã à noite! Este ano é o nosso 10º aniversário de casamento. Acho que este vídeo vai me ajudar a aprender! Há dois anos, comprei um dhol (*) só para poder andar pela garba tocando-o, em vez de usar os gravetos daniya, mas isso também parecia meio estranho! Ok, hora de estudar este vídeo. Obrigado por publicar!

x-x

dhol (*): tambor com 2 couros e tocados com duas baquetas, uma de

cada lado! No Rio de Janeiro em 1980, conheci a Tabla (também com 2 couros) através dos Hare Krisnas!

x-x

A porrada é seca e segura e nos garante que se é tradição de lá, ja era para o nosso dileto Popó!!!

Postado por Hasmukh Mistry

Dholi Taro Dhol Baje - FMGCS Talent Show 2012

https://www.youtube.com/watch?v=ANUjFQC8K9A

x-x

História da Dança Garba e Dandiya Raas:

A dança Dandiya Raas originou-se como danças devocionais Garba, que foram realizados em honra da Deusa Durga. Esta forma de dança é realmente a realização de um mock-luta entre Deusa Durga e Mahishasura, o poderoso demônio-rei. Esta dança também é apelidado de 'The Sword Dance'. As varas da dança representam a espada da deusa Durga.

A principal diferença entre Garba e Raas é que Raas é jogado com Dandiyas (par de varas de decoração colorida) enquanto Garba consiste de vários movimentos das mãos e pés

Quando os escravos africanos e trabalhadores do navio (que eram muçulmanos ) chegou na costa de Saurashtra , adotaram Raas como seus próprios e usados tambores africanos . Enquanto ela se originou da tradição hindu, foi adotado pela comunidade muçulmana como Saurashtra. Cantar entrou em cena Raas mais tarde.

Fonte, Wikipédia: (fique esperto, quem conhece, sabe....)

https://pt.qwe.wiki/wiki/Dandiya_Raas

x-x

Maculelê de facão na Dança Russa! Espetacular:

http://www.youtube.com/watch?v=NPvxMDyOlow