Capoeira: Ai, ai, ai, ai, São Bento me chama!

Vim para confundir e não para explicar !!!

Chacrinha o Velho Guerreiro!

Voçe acaba de entrar numa leitura extremamente complexa, escrita por alguém que crê/não crê em nada do que lê, ouve, vê e principalmente escreve!!!

Se voçe não tiver certeza absoluta, fé mesmo no que AcreDita nem comece a ler!

Hoje eu vivo em cima do muro e tenho certeza que entrarás para este time se terminares este postado.

Na Capoeira quem avisa inimigo é!

Tais com medo ou tais com Pedro???

Veeeeeeennnnnnnnnnnnhhhhhhhaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!

Homenagem a:

Madame Satã, Animal, Aleluia, Amén Santo, Anjinho, Antônio Diabo, Bom Jesus, Buda, Calunga, Capeta, Caboquinho de Aruanda, Camafeu de Oxossi, Crente, Diabo Louro, Espírito, Ferra Braz, Fiinho de Jesus, Liminha d'Ogum, Olhos de Anjo, Ouberém-Obá, Pai de Santo, Pastor Gilson, Risadinha de Zambi, Roberto Satanás, Samuel Querido de Deus!

Os Santos na Capoeira e Umbanda!

Provavelmente esta associação da Capoeira com o Candomblé, Umbanda, Quimbanda, Pajelança, etc, foi feita pelos capoeiristas praticantes destas religiões e assim os capoeiristas católicos os imitaram, colocando através das músicas vários nomes de santos! Me lembro de no meu início em 1975 que até se exagerava, tocando no berimbau e fazendo o sinal da cruz antes de jogar!

Quem era do meio ou queria enganar, riscava até ponto invisível só para impressionar o parceiro de jogo e causar expectativa na platéia incauta!

A criação da Luta Regional Bahiana por Mestre Bimba tirando tudo oque ele achava ser porcaria, (desde que porcarias fossem a bebida, a navalha, os paus e não a expressão corporal exagerada) tornou-se um paradoxo ao colocar o Godeme, EsCala, Galopante e Cintura Desprezada provocando a exclamação de um Mestre:

Não me toque, não me mele, eu só quero sair daqui e não precisar lavar a roupa!

A Oficialização da Luta Regional Bahiana pela população como Capoeira Regional deixou-nos este dilema:

Para mim existe Mestre de Capoeira Angola, Mestre de Capoeira Regional e Mestre de Capoeira, que faz as duas com a autenticidade que as identifica!

Embora Mestre Camisa (até 1982) fizesse uma boa Angola, não a executava com a mesma Expressão Corporal de um autêntico Angoleiro.

Então aonde se encaixa a frase de Mestre Pastinha em relação a Angola de Mestre Camisa:

Ninguém joga como Eu, cada Um é cada Um!

As Palmas de Bimba é 1, 2, 3!?

Quando comecei em 1975 e até sair ai do RJ em 1983, as palmas eram as oficiais, acompanhando o ritmo do Atabaque: Tum, Tum, Tá, Tum! Seja na Academia do Camisa, como na do Peixinho. Já na Bahia , os mais velhos podem dizer, mas para mim, quem colocou essas palmas, que são as mesmas do Candomblé, 1, 2, 3, foram as filhas de Bimba, que eram do meio!

Manoel dos Reis Machado, o mestríssimo Mestre Bimba, é o pai da Capoeira Regional. Foi alabê no candomblé, função de zelador do terreiro. Pelo porte grande e respeito que imprimia, ganhou o apelido de Rei Negro e era saudado pelo grito de guerra "Bimba é bamba!".

Em 1949, o escritor Monteiro Lobato o conheceu e lhe dedicou o conto Vinte e dois de Marajó, que conta a história de um marinheiro capoeirista. "

Muniz também toca na face oculta da personalidade de Mestre Bimba:

Seu lugar nos mistérios do candomblé. Mestre Bimba era ogã (encarregado do atabaque) de uma das vertentes da religião dos orixás mais nebulosas e desconhecidas:

O candomblé do caboclo!

Ai, ai, ai, ai, São Bento me chama???

Seria de Mestre Bimba esta música?

Quem está por dentro da sonoplastia sabe que o inicio do menino Bimba na Capoeira foi doloroso. Ele levou um martelo na cabeça e passou 24 horas desacordado!!!

Vai que foi o Capitão BENTinho o autor da patifaria!

Aí não custa pensar que quando BENTinho chamava, ele gemia:

Ai, ai, ai, ai, Seu BENTo me chama!!!

Ui, como dói!!!

Bahia é boa pra quem sabe aproveitar

se não gosta da Bahia oque foste fazer lá!

Nilo e a Macumba Autêntica

Acredito que a expansão da Capoeira não se deu pelas peripécias e desatinos dos praticantes, mas pela inclusão do Berimbau aos movimentos dos Capoeiristas. È bem provavel que a aproximação das Rodas as Festas do Largo das Igrejas, proporcionou não sò a introdução dos Viva meu Deus, Ladainhas, como também a criação dos Toques:

São Bento Grande, São Bento Pequeno, Angola e Santa Maria, pela influência dos Toques dos Sinos!

DOM-DIM: Angola

DIM-DOM: São Bento Pequeno

DIM-DOM-DOM: São Bento Grande

Não se pode relegar a informação de um antigo Mestre, de que São Bento é assim chamado por ter sido criado na Região de São Bento!

Texto completo com fotos no link:

http://professorleiteiro.blogspot.com/2011/07/os-santos-na-capoeira-e-umbanda.html