O Brasil acaba...

...de perder sua partida de semi-final para a Inglaterra, no Mundial sub-17, que se realiza em Kolkota, na Índia. Três a um, e pelo relato que leio, terá sido um jogo bem disputado em que a a equipe inglesa teve como maior destaque o centroavante Rhian Brewster, autor dos 3 gols. Do onze inglês, oito são afro-descendentes. Até nesse quesito devem nos superar hoje.

Pelé, que sempre atormentou defesas mundoafora, e que anteontem fez seu 77 aniversário, e que mesmo que tenha recebido cumprimentos da graciosa Graça Xuxa Meneghel, sua ex-companheira de vários anos, pode se sentir homenageado com justiça e justeza.

Vi o jogo anterior do Brasil, pelas quartas, contra os alemães. Corrido, bem disputado, deu-nos o consolo de uma vitória apertada, mas bem justa do Brasil. Uma expressão singela, mas significativa, de que depois daqueles 7 a 1 do Mineirão, nosso futebol revive, mostra sua garra e nos dá alegrias. E dá esperanças, inobstante o tropeço que se seguiu, justamente nesta semi-final. Os ingleses aguardam agora o vencedor do prélio Mali-Espanha.

Há umas poucas décadas, surgiu no futebol inglês um tal de Barnes, que jogava no Liverpool e fazia parte duma esquadra que quase tudo ganhava à época. Barnes era admirador incondicional de Pelé, mas aparentemente não foi bem sucedido na tentativa que fez para encontrar-se com seu ídolo maior. Não sei se voltou a tentar. Eu, que vi ao vivo o divino artilheiro uma única vez quando fui ao Mineirão em setembro de 1969, num preparatório para a Copa do México, estimo ter estado mais próximo do Rei, mas não mais avancei, mesmo tendo coincidido com uma passagem sua por Cingapura, anos depois.

Todavia, quem o vê com maior frequência nos palcos celebratórios do mundo fífico, e deve ser um seu admirador enrustido, é justamente o maior futebolista inglês de todos os tempos, Bobby Charlton, que comete a proeza de escalar uma seleção mundial sem o Dico do Dondinho.

E não é sem razão, talvez, que um dos jovens talentos da Seleção sub-17 da Inglaterra, não afro, atende pelo nome de Foden.

Mas esses meninos, sempre phazem o que phodem...Só nossos congressistas phodem mais...

E nem com o sepultamento da denúncia o Brasil renuncia...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 25/10/2017
Código do texto: T6152753
Classificação de conteúdo: seguro